| 06/10/2009 18h08min
A Cimed será a anfitriã do Sul-Americano de Clubes que começa nesta quarta-feira, dia 7, em Florianópolis. Além dos catarinenses, mais sete equipes participam da disputa que vale uma única vaga no Mundial de Clubes, em novembro, no Catar.
Brasil Vôlei Clube (SP), Minas e Sada Cruzeiro (MG) completam a lista dos times brasileiros que estarão na competição. Os clubes do Brasil têm pela frente o Nacional (Uruguai), Unión de Formosa (Argentina), COC (Colômbia) e Club Deportivo (Peru). As partidas da primeira fase serão disputadas na casa da Cimed — ginásio Capoeirão — e as semifinais e finais serão na Arena Multiuso, em São José.
Para os fãs do voleibol, o Sul-Americano será uma oportunidade de ver de pertinho algumas das estrelas do voleibol brasileiro e mundial. Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), os atletas que estavam defendendo a seleção brasileira recentemente estarão à disposição de suas equipes para disputar o
campeonato.
A volta
do levantador Bruninho
Na Cimed, a grande arma é a volta do levantador Bruninho, que está recuperado da lesão no punho direito. O ponteiro Thiago Alves, os centrais Lucas e Éder, e o líbero Mário Jr. também compõem o elenco catarinense.
No time do Minas, os destaques são os campeões olímpicos de Atenas — André Nascimento e André Heller —, além do mais novo contratado: o ponteiro norte-americano Salmon, campeão em Pequim 2008.
Escadinha reforça Brasil Vôlei
Pelo Sada Cruzeiro, o mais experiente é o treinador Talmo Oliveira, campeão olímpico, como jogador, em Barcelona, em 1992. Destaque para o levantador Sandro, que fez parte do grupo do Brasil nos amistosos contra os Estados Unidos, e para o oposto Leandrão, que já foi convocado por Bernardinho este ano. Apesar de jovem, o time do Cruzeiro conquistou o terceiro lugar na Superliga
passada.
O Brasil Vôlei tem no elenco o melhor jogador da Liga Mundial de 2009,
o líbero Escadinha. O ponteiro Dante e o levantador Marlon completam o time, que é o único clube brasileiro que participou de quatro edições do Mundial.
Já estão classificados para a fase final no Catar, em Doha, de 3 a 8 de novembro, os times: Trentino Betclic (Itália), Zenit Kazan (Rússia), Corozal (Porto Rico), Zamalek (Egito), PGE Skra Belchatow (Polônia), Payakan (Irã) e Al-Arabi (Qatar).
Confira a tabela de jogos
Grupo A: Cimed, Brasil Vôlei Clube, COC e Club Nacional
Grupo B: Vivo/Minas, Sada Cruzeiro, Unión de Formosa e Club Deportivo
Fase classificatória
Primeira rodada — 07/10
14h: Brasil Vôlei Clube x COC
16h: Sada Cruzeiro x Unión de Formosa
18h: Cimed x Club Nacional
20h: Vivo/Minas x Club
Deportivo
Segunda rodada — 08/10
14h: Brasil Vôlei Clube x Club Nacional
16h: Sada Cruzeiro x Club Deportivo
18h: Cimed x COC
20h: Vivo/Minas x Unión
de Formosa
Terceira rodada — 09/10
14h – COC x Club Nacional
16h – Club Deportivo x Unión de Formosa
18h – Cimed x Brasil Vôlei Clube
20h – Vivo/Minas x Sada Cruzeiro
Semifinais —10/10
10h: semifinal 1
12h: semifinal 2
Finais — 11/10
10h: disputa do terceiro lugar
12h: disputa da medalha de ouro