| 04/10/2009 23h23min
Correção: Das 23h23min às 08h40min, este site informou, equivocadamente, que Schwenck teria marcado cinco gols, em seis jogos disputados. Na verdade, o jogador marcou seis vezes. O texto abaixo já está corrigido.
O Figueirense encontrava dificuldade em furar a retranca armada pelo Bahia. Até que, aos 45 minutos do primeiro tempo, o atacante Schwenck — o Shrek alvinegro — abriu o placar com um gol de cabeça. O segundo tempo tornou-se mais fácil, e o time venceu por 2 a 0, no Orlando Scarpelli. Deve-se muito a Schwenck a ascensão do Figueirense, que está colado no G-4, apenas dois pontos atrás de Atlético-GO e Ceará. Em seis jogos, o atacante marcou seis vezes.
O atacante já foi chamado de "Showenck", mas o apelido Shrek, em homenagem ao personagem de desenho animado que virou sucesso mundial, tem sido citado mais frequentemente pelo torcedor. Como o herói verde, os jogadores do Figueirense usaram a camisa de número três contra o Bahia, com predominância do verde.
No jogo, o Figueirense era superior, mas o Bahia se fechava atrás. Depois que Schwenck marcou no fim do primeiro tempo, a situação mudou. O Bahia, com a missão de empatar, deixou os contra-ataques para o
Figueirense. E quando Lucas
foi para cima da defesa, sofreu falta, e o volante Leandro foi expulso. Logo depois, o zagueiro Bruno também levou o vermelho. Paulo Sérgio marcou o segundo do alvinegro.
Foi a quarta vitória seguida do Figueirense, com seis gols de Schwenck. Contra o Vasco, o atacante abriu o placar cobrando falta. Diante do Paraná, fez o quarto do time, de pênalti. Ainda foi o herói da vitória sobre o Atlético-GO, por 2 a 1: depois de o alvinegro sair perdendo, o atacante fez dois gols de falta.
— Ele tem tido um aproveitamento excelente. Mas também tem sido importante em outros aspectos. Em campo, ele ajuda a orientar o time, assim como o Fernandes. Fora de campo, tem uma atitude positiva, sempre passando uma palavra positiva para os outros jogadores — avaliou o técnico Márcio Araújo.
Fernandes ressalta superação do companheiro
Para o meia Fernandes, outro destaque da reação alvinegra, Schwenck está
sendo fundamental.
— O Schwenck é um cara que não
desiste nunca. Ele se dedica ao máximo, ajuda a marcar e dá opção para nós jogarmos. Ele ficou um tempo parado por lesão, conseguiu se superar e voltou em uma grande fase — opinou o camisa 10.
O atacante alvinegro marcou oito gols na Série B. Até fez um contra, diante do Guarani, quando desviou uma cobrança de escanteio e a bola entrou. Com tanto crédito, o torcedor nem se importa com este detalhe.
Os seis gols de Schwenck
12/09: Figueirense 2 x 1 Ceará: abriu o placar com gol de cabeça
18/09: Figueirense 2 x 1 Atlético-GO: fez dois gols de falta
26/09: Paraná 0 x 4 Figueirense: fez o quarto gol, de pênalti
29/09: Vasco 1 x 2 Figueirense: fez o primeiro gol, de falta
03/10: Figueirense 2 x 0 Bahia: abriu o placar com gol de
cabeça