| 03/10/2009 18h17min
O Figueirense venceu o Bahia por 2 a 0, neste sábado, dia 3, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Os gols do Alvinegro foram anotados pelo atacante Schwenck, aos 45 minutos do primeiro tempo e por Paulo Sérgio, aos 22 da segunda etapa. Com a vitória o Furacão chega aos 48 pontos, mas permanece em 5º, já que Atlético-GO e Ceará (3º e 4º, respectivamente) venceram suas partidas e chegaram aos 50 pontos.
>>> Assista aos gols pelo site da RBS TV
Na próxima disputa, pela 29ª rodada da Série B, o Figueira vai ao Castelão enfrentar o Fortaleza, no sábado, dia 10, às 16h10min. Já o Bahia recebe o América-RN, no Pituaçu, em Salvador, no dia 9.
O jogo
O Figueirense entrou em campo vestindo sua nova camisa
em homenagem ao Estado de Santa Catarina. Com um bom público no Scarpelli, o time da
casa começou dominando a partida e criando as principais oportunidades no gramado. Logo aos sete minutos do primeiro tempo, um lance polêmico: Lucas recebeu na pequena área e o goleiro do Bahia ficou caído. O árbitro marcou falta contra o Figueira. Lucas levou uma rasteira, e o juiz marcou apenas tiro de meta para os baianos.
Egídio trabalhou bem pelo lado esquerdo durante todo o jogo. Aos nove minutos, em cobrança de escanteio, ele jogou na área e o goleiro Marcelo fez boa defesa. No contra-ataque, o Bahia chegou com Rubens Cardoso na área Alvinegra. O jogador tentou o chute, mas Wilson ficou com a bola.
Aos 15 minutos lance de perigo a favor do Alvinegro: Paulinho tabelou com Fernandes, recebeu na área e a zaga adversária fez o corte. Quatro minutos depois, Fernandes trabalhou com Maicon. Roberto Brum recebeu e deixou Lucas na cara do gol. Faltou capricho de Lucas para a conclusão da jogada.
Sobraram cartões
amarelos
Dos 21 aos 29 minutos, o árbitro
distribuiu quatro cartões amarelos. Dois para cada time. O lance mais curioso foi o do goleiro reserva do Bahia, Fernando. O jogador estava no banco e resolveu reclamar. O juiz não perdoou e puxou o cartão. Rubens Cardoso completou a lista dos "amarelados" no primeiro tempo de jogo.
Pressão e o gol Alvinegro
O Figueira seguiu pressionando e criando excelentes jogadas, mas sem conseguir a finalização. Aos 34 minutos, Schwenck invadiu a área com velocidade e mandou uma bomba na direção do goleiro Marcelo. Na sequência, foi a vez de Roger Caravlho disparar um chutaço com a perna esquerda. Marcelo espalmou.
No final da primeira etapa, aos 45 minutos, após cobrança de escanteio pelo lado direito, Schwenck subiu sozinho e cabeceou certeiro. Golaço do atacante. Figueira 1 a 0.
Só deu Furacão no segundo tempo
Na volta do intervalo, o técnico Márcio Araújo
trocou Paulinho por Ricardo Bóvio e tirou o zagueiro Edson para a entrada do atacante
Paulo Sérgio. Uma mudança ofensiva que acabou dando certo para o Figueira.
O Bahia ainda tentou criar jogadas para intimidar o time da casa. O maior perigo enfrentado pelo goleiro Wilson foi aos sete minutos, quando Paulo Isidoro chegou sozinho na área e conseguiu um escanteio. Mas o dia era mesmo do time do Estreito.
Aos 11 minutos, falta na intermediária. Schwenck recebeu na entrada da área, mandou um foguete, mas a bola acabou saindo por cima do gol. O Figueira ainda teve duas oportunidades de marcar com a bola parada. Aos 14 e 17 minutos, com Egídio e Schwenck, que não converteram.
A pressão continuou e, aos 22 minutos, Lucas fez o cruzamento, Fernandes dominou e rolou para Paulo Sérgio mandar no centro do gol. Figueira 2 a 0.
Podia ter sido de goleada
Aos 24 minutos Brum recebeu na entrada da área, arriscou, mas a bola saiu por cima. Em seguida, Egídio recebeu pela
esquerda e meteu um chute cruzado. Aos 31, perigo na área do Bahia: Paulo
Sérgio fez linda cobrança de falta no ângulo. O goleiro espalmou. No minuto seguinte foi a vez de Schwenck chutar forte. Mais uma vez, o goleiro Marcelo tirou, evitando o terceiro gol alvinegro.
Bahia perde dois
Para piorar a situação, o Bahia ainda teve dois jogadores expulsos na segunda etapa: Leandro, aos 11 minutos e Bruno Silva, aos 19, após falta em Paulo Sérgio. Com o resultado negativo, os visitantes deixaram Florianópolis na zona de rebaixamento da Série B, ocupando a 17ª posição, com 31 pontos.
FICHA TÉCNICA
FIGUEIRENSE (2)
Wilson; Roger Carvalho, Toninho e Edson ((Paulo Sérgio); Lucas, Paulinho (Ricardo Bóvio), Roberto Brum, Fernandes (Vinícius Pacheco), Maicon e Egídio; Schwenck.
Técnico: Márcio Araújo
BAHIA (0)
Marcelo; Marcos, Nem,
Vinícius, Bruno Silva e Rubens Cardoso; Leandro, Elton, Ananias (Odair), Jael e Paulo Isidoro (Helton Luiz).
Técnico:
Paulo Bonamigo
Gols: Schwenck (F), aos 45 minutos do primeiro tempo e Paulo Sérgio (F), aos 22 da segunda etapa
Cartões amarelos: Leandro, Fernando, Rubens Cardoso e Bruno Silva (BA); Lucas, Paulinho, Paulo Sérgio, Toninho e Egídio (F)
Cartões Vermelhos: Leandro e Bruno Silva (BA)
Arbitragem: Pericles Cortez, auxiliado por Cláudio Soares e Vinícius Pampurre (Trio do RJ).
Horário: 16h10min.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
Público: 12.911
Renda: R$ 80.480