| 03/10/2009 17h08min
A seleção feminina de vôlei buscará neste domingo o 16º título continental, oitavo consecutivo. A equipe garantiu vaga na decisão do Sul-Americano, na manhã deste sábado, ao derrotar a Colômbia por 3 sets a 0, no Ginásio Tesourinha. A conquista vale classificação para a Copa dos Campeões, que ocorre de 10 a 15 de novembro no Japão. A líbero Fabi está na expectativa para mais esse desafio, mas mira além: a taça que ainda falta na coleção do Brasil.
– Tomara que amanhã façamos um grande jogo, para que sigamos nossa trajetória de vitórias e conquistemos uma vaga para a competição no final do ano, a Copa dos Campeões. A ideia é entrar em 2010, ano do Mundial, título que não temos ainda, mais motivadas – salientou.
A renovação do grupo tem ocorrido de maneira equilibrada e não afetou o desempenho. Tanto que em 2009 já foram cinco títulos - Montreux Volley Masters, Copa Pan-Americana, Torneio Classificatório para o Mundial, Grand Prix e Final Four.
As novas atletas têm dado conta do recado: a levantadora Dani Lins, a oposto Natália, a meio-de-rede Adenízia são nomes que vêm conquistando espaço. Joycinha e Carol Gattaz já vinham na seleção em 2008, mas acabaram ficando de fora dos Jogos de Pequim. A levantadora Ana Tiemi é outra novidade.
– Estamos em uma trajetória de continuidade das vitórias, mas é um novo ciclo. Temos na cabeça que muita coisa precisa ser feita, melhorada. É muito bacana reiniciar um ciclo olímpico vencendo. É uma equipe que sofre com a pressão e as cobranças – reiterou Fabi.
Vencedoras em seus respectivos continentes, Tailândia (Ásia) e República Dominicana (Norceca - América do Norte, Central e Caribe) já estão garantidas na Copa dos Campeões. A seleção representante da Europa será conhecida neste domingo - Holanda e Itália decidem o título.
Fabi projeta desafios do novo ciclo olímpico
Seleção convoca torcida gaúcha para a final
CLICESPORTES