| 03/10/2009 12h10min
Na manhã deste sábado, no Ginásio Tesourinha, a equipe comandada por José Roberto Guimarães derrotou a Colômbia por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/14 e 25/6. O adversário da seleção feminina na final sairá do confronto entre Peru e Argentina, que ocorre logo mais, às 19h, também no Tesourinha.
O Brasil foi para a sexta decisão em 2009. Neste ano, a seleção feminina já ganhou cinco títulos: Montreux Volley Masters, Copa Pan-Americana, Torneio Classificatório para o Mundial, Grand Prix e Final Four.
A maior pontuadora da partida foi a oposto brasileira Sheilla, com 13 acertos – nove no ataque, três no bloqueio e um no saque.
– Foi um jogo dentro do esperado. Vimos o vídeo delas e entramos na partida esperando uma equipe com um bloqueio pesado e um bom ataque, e foi isso que aconteceu. Nós conseguimos imprimir um bom ritmo de jogo e não desconcentramos. Agora, na final, independente do adversário, teremos que estar focadas para buscar este
título e a vaga na Copa dos Campeões –
disse Sheilla.
A seleção iniciou com Dani Lins, Carol Gattaz, Mari, Adenízia, Natália, Scheilla e a líbero Fabi. O jogo começou equilibrado. Mari e Natália mandaram dois ataques na rede e as colombianas estavam atentas no bloqueio. No entanto, Natália não errou mais em bolas pelo meio e nas pontas e o Brasil abriu vantagem - 17 a 10.
Na sequência saíram Mari e Dani Lins para as entradas de Ana Tiemi e Joycinha. Justamente a oposto fechou a partida em uma ataque de diagonal - 25/16.
No segundo set, o Brasil procurou variar mais o ataque. Scheilla e Adenízia foram melhor aproveitadas e Sassá também entrou em quadra. Do lado rival, Cindy Ramirez dava trabalho nos ataques e no saque. Mas o bloqueio de Dani Lins e Carol Gattaz constituiu um verdadeiro paredão e ajudou a seleção a manter a vantagem. A equipe da casa acabou fechando em 25/14.
A equipe verde-amarela entrou arrasadora no terceiro set - abrindo 4 a 0 após ataque para fora
de Cindy Ramirez. A Colômbia errou muito em
alguns fundamentos e o Brasil não desperdiçou as chances. Após um bloqueio de Adenízia e Ana Tiemi, o Brasil fechou o terceiro set em 25/6.
O Brasil iniciou a partida com Dani Lins, Sheilla, Carol Gattaz, Adenízia, Mari e Natália, além da líbero Fabi. Também atuaram Ana Tiemi, Joycinha, Sassá e Paula Pequeno.
Já a Colômbia entrou em quadra com Daniela Ospina, Cindy Ramirez, Mery Mancilla, Yuranny Romana, Martha Nieva, Laura Cadavid e a líbero Carolina Bahamon. Entraram ao longo da partida: Andrea Estrada, Lina Maria, Leyla Redondo e Diana Zuluaga.
Seleção convoca torcida gaúcha para a final