| 02/10/2009 19h20min
O Grêmio pretende contratar reforços para 2010, mas a base para a próxima temporada já está montada. Os jogadores que estão no clube, além de alguns meninos dos juniores seguirão no grupo. A garantia é o técnico Paulo Autuori, que tem como uma de suas filosofias de futebol manter uma equipe homogênea, sem muitas mudanças.
– Manter uma base que já entende o trabalho, a metodologia de treino, a capacidade física fica homogênea, facilita muito, inclusive para a pré-temporada. Se muda muitos jogadores, tem que começar praticamente do zero, até os novos entenderem a ideia. Manter uma base é fundamental para a equipe crescer ao longo dos anos. Não é um trabalho só do técnico, é da direção, de todo o clube em se trabalhar assim – comentou o treinador em entrevista coletiva nesta sexta.
O objetivo de Autuori é trabalhar com cerca de 26 jogadores no ano que vem. Ele afirma que mais jogadores das categorias de base vão subir, apesar de não anunciar nomes ainda, e cita como exemplo os casos de Adilson, Bruno Collaço e Thiego, que deram certo no grupo principal.
– A base vai ser essa. Nosso objetivo é trabalhar com 26 jogadores, 27 jogadores. Já falei da importância de jogadores da base, e aí também coloco Adilson, Thiego, Bruno... Esses jogadores e mais alguns que vão subir e nós vamos aproveitar – disse.
Além de continuar com boa parte do grupo, Autuori sabe que o Grêmio precisa de reforços. As posições que apresentam mais carências, na opinião do treinador, são as laterais (direita, especificamente), o meio e o ataque.
– Vamos trabalhar para manter uma base e depois com a entrada de jogadores com o objetivo de qualificar. Logicamente temos carências, em relação às laterais, aos meia ofensivos, e aos atacantes com mais velocidade – explicou.
Jogadores identificados pelo clube como importantes para o Grêmio, e que estão com seus contratos encerrando no final deste ano, como Maxi López e Tcheco, devem permanecer. No caso do capitão, ele já está garantido, de acordo com o vice de futebol Luiz Onofre Meira. O atacante argentino depende de uma negociação da direção com o FC Moscou, dono de seus direitos.
Autuori fala sobre o time para 2010