| 20/09/2009 17h56min
Depois de três derrotas consecutivas, o Avaí se recuperou e goleou o Barueri na tarde deste domingo, dia 20, na Ressacada, pela 25ª rodada do Brasileirão. Mais importante: ultrapassou um adversário direto na luta para se aproximar do G-4. A vitória por 4 a 0, gols de William, Eltinho, Muriqui e Léo Gago, deixa o Leão da Ilha na sétima colocação do Brasileirão, com 37 pontos, enquanto o Barueri cai para décimo, com 36.
>>> Assista os quatro gols da vitória avaiana
A partida
O jogo começou equilibrado, com as equipes bem postadas em campo e procurando o gol. A primeira chegada do Avaí foi aos dois minutos, em chute de fora da área de Léo Gago que passou por cima da trave. O Barueri demorou para
responder, aos 12, em finalização perigosa de Márcio Careca que saiu à direita. Dois minutos
depois, Luís Ricardo rolou para William dentro da área, que furou a bola e perdeu grande chance.
Aos 21 minutos, William, que retornava de lesão após três partidas fora, abriu o placar. Luís Ricardo fez boa jogada pela direita, tocou para Muriqui dentro da área, e a bola espirrou na dividida com o zagueiro André Luís, sobrando limpa para o camisa 9 marcar seu quinto gol no campeonato. Avaí um a zero.
Eltinho aumenta o placar
O Barueri partiu para o ataque em busca do empate, que quase veio aos 24 em chute que saiu por cima de Flavinho, após invadir a área pela esquerda. Mas o Avaí acabou com a tentativa de reação logo depois, aos 27. Ferdinando cruzou da direita, Muriqui não conseguiu dominar e Eltinho surgiu de trás para desviar a bola do goleiro Renê. Dois a zero para o Leão.
O time paulista tentou impor uma pressão até o final da primeira etapa, sem sucesso. A última boa chance foi do
Avaí, com William, aos 44. A bola espirrada no meio de campo
chegou quicando à grande área, e o atacante tentou de bicicleta, mandando por cima.
Domínio azurra no segundo tempo
O Leão voltou com tudo ao gramado no segundo tempo e quase fez o terceiro com menos de um minuto. Eltinho cruzou da esquerda, William não alcançou, e Luís Ricardo cabeceou para fora na segunda trave. Val Baiano tentou responder aos 4, em chute rasteiro de fora da área, mas Martini defendeu em dois tempos.
Augusto quase marcou contra aos 8 ao desviar para trás de cabeça, depois de falta cobrada na área. A bola carimbou o travessão. Aos 11, Flavinho chutou cruzado, e Val Baiano não conseguiu alcançar debaixo do gol. A partir daí, só deu Avaí. Eltinho chutou de direita aos 14 minutos para boa defesa de Renê. Cinco minutos depois, uma sequência de lances incríveis do ataque avaiano.
William avançou pela direita, aos 22 minutos, e cruzou rasteirinha na medida para Muriqui ampliar, mas o
camisa 11 mandou a bola no travessão, debaixo do gol. Um
minuto depois Marquinhos tabelou com Muriqui, invadiu a área, deu um chapéu espetacular em Renê e, na hora de empurrar para as redes, foi interceptado por Márcio Careca.
Muriqui e Léo Gago coroam boas atuações
Aos 28, porém, não teve jeito. Contra-ataque preciso do time da casa, a bola caiu nos pés de Marquinhos na intermediária, e o capitão avaiano serviu Muriqui na direita. O meia-atacante finalizou firme, rasteiro, no canto direito de Renê. Aos 36, um golaço definiu a goleada. Léo Gago recebeu na direita, puxou para o meio e soltou a bomba, no ângulo direito de Renê, que nem se mexeu: quatro a zero Avaí.
O Leão ainda teve duas chances para aumentar no final da partida. Aos 40, Luís Ricardo lançou para Marquinhos na área, a bola desviou no meio do caminho e o meia finalizou de voleio, por cima do gol. Aos 43, Daniel Marques fez falta em Leonardo na entrada da área, levou o segundo amarelo e foi expulso. Marquinhos
bateu bem, mas a bola saiu à esquerda de Renê.
No final, festa dos quase dez mil avaianos que compareceram à Ressacada. Na próxima rodada, o time de Florianópolis vai ao Rio de Janeiro encarar o desesperado Fluminense, no sábado, dia 26, às 18h30min. Já o Barueri recebe o Cruzeiro em casa no mesmo dia e horário.
Avaí (4)
Eduardo Martini; Augusto, Emerson, Rafael; Luis Ricardo, Ferdinando, Léo Gago (Carlos Eduardo), Marquinhos, Muriqui (Fabinho Capixaba) e Eltinho; William (Leonardo)
Técnico: Silas
Barueri (0)
Renê; Xandão, André Luís, Daniel Marques; Marcos Pimentel, Ralf, Flavinho (Otacílio Neto), João Vitor e Márcio Careca; Thiago Humberto e Val Baiano (Basílio)
Técnico: Diego Cerri
Gols: William, aos 21 minutos e Eltinho, aos 27 minutos do primeiro tempo. Muriqui, aos 28 minutos e Léo Gago aos 36 minutos do segundo tempo (AVA)
Cartão Vermelho: Daniel Marques (BAR)
Cartões Amarelos: Emerson, Muriqui, Ferdinando e Rafael (AVA); Otacílio Neto, Márcio Careca, Daniel Marques e André Luís (BAR)
Arbitragem: Wagner Reway (MT), auxiliado por Cláudio José de Oliveira Soares (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis
Público: 9.902
Renda: R$ 49.770