| 08/09/2009 23h50min
Com a seleção brasileira masculina em estado de graça após faturar a Copa América, nada melhor do que acompanhar o nível do basquete no Velho Continente. O Campeonato Europeu chegou a sua segunda rodada nesta terça-feira, com cinco equipes mantendo os 100% de aproveitamento: Grécia, França, Eslovênia, Turquia e Polônia. A Espanha, uma das candidatas ao título, conseguiu sua primeira - e suada - vitória, com atuação destacada do ala-pivô Pau Gasol, do Los Angeles Lakers. E ele não foi o único astro da NBA a fazer a diferença.
Confira como foram os jogos da segunda rodada, grupo a grupo:
Grupo A
A Grécia venceu a Croácia por 76 a 68 e se manteve invicta na competição. O pivô Ioannis Bourousis, com 19 pontos e oito rebotes, foi o principal responsável pela vitória grega. O ala-armador Roko-Leni Ukic, com 15 pontos, liderou a seleção croata.
Na outra partida da chave, a Macedônia venceu Israel por 82 a
79, comandada pelo ala-pivô Pero Antic, autor de 19 pontos.
A Grécia lidera o grupo com duas vitórias, seguida por Croácia e Macedônia, que venceram apenas uma. Israel ainda não conseguiu nenhum triunfo no Europeu.
As partidas desta quarta-feira pelo grupo A serão entre Macedônia e Croácia e entre Israel e Grécia.
Grupo B
Comandada pelo armador Tony Parker, a França chegou a sua segunda vitória no Campeonato Europeu ao bater a Letônia por 60 a 51. Parker, que defende o San Antonio Spurs, foi o cestinha da França e do jogo ao anotar 23 pontos. Pela Letônia, o pivô Andris Biedrins, que também joga na NBA (Golden State Warriors), foi o destaque ao pegar 20 rebotes.
Na outra partida do grupo B, a Alemanha venceu a Rússia por 76 a 73. O ala alemão Jan-Hendrik Jagla anotou 19 pontos e 11 rebotes e foi o destaque da partida. Cada seleção soma uma vitória e uma derrota no torneio.
Nesta quarta-feira, pela terceira rodada da
chave, a Letônia, que já acumula duas derrotas na competição, joga contra a Alemanha,
enquanto a França encara a Rússia.
Grupo C
A Espanha venceu a Grã-Bretanha por 84 a 76, em partida que teve o ala-pivô Pau Gasol como destaque.
Gasol, que defende o Los Angeles Lakers, comandou a vitória espanhola ao anotar um double-double (dois dígitos em dois fundamentos) de 27 pontos e 11 rebotes.
Com o resultado, a Espanha se igualou à Eslovênia na liderança do grupo, com duas vitórias cada. As duas seleções se enfrentam nesta quarta-feira.
Pela Grã-Bretanha - que perdeu a segunda no torneio e joga também nesta quarta-feira, contra a Sérvia - o cestinha foi Hart, com 15 pontos.
Grupo D
A seleção da Turquia manteve sua invencibilidade, depois de arrasar a Bulgária nesta terça-feira por 94 a 66. O cestinha turco foi o armador Ender Aslan, com 17 pontos. Entretanto, o melhor jogador da equipe foi o ala Ersan
Ilyasova, que marcou seus 16 pontos apenas no primeiro tempo de jogo.
Pela outra partida do grupo, a
Polônia superou a Lituânia por 86 a 75. Os destaques do time da casa foram o pivô Maciej Lampe, com 22 pontos, e o ala Michal Ignerski, com 16.
Turquia e Polônia lideram o grupo D com duas vitórias cada, seguidas por Lituânia e Bulgária, com duas derrotas.
Nesta quarta-feira, os poloneses enfrentam a Turquia, enquanto a Bulgária pega a Lituânia.