| 07/09/2009 15h45min
A conquista brasileira da Copa América reanimou a confiança no basquete do país. Alguns deles são estrelas do esporte que há muitos anos lutam pela ascensão da modalidade. Em entrevista ao GloboEsporte.com, Hortência e o técnico Helio Rubens destacaram a importância da conquista em Porto Rico.
– Primeiro, essa conquista foi importante por causa da mudança de gestão. Nós, que criticávamos muito a direção antiga, pudemos ver que com uma boa administração é possível tudo. Eu sempre disse que a seleção masculina tinha um excelente elenco, mas a gente não conseguia reunir os jogadores. Na primeira vez que a nova gestão conseguiu isso, fomos campeões da Copa América. Essa é melhor geração que o país já teve – comentou Hortência.
Para o técnico Hélio Rubens, a conquista do Brasil na Copa América teve um gosto especial. Em 2002, ele comandou a seleção que terminou em oitavo lugar no Mundial de Indianápolis. Ele lembra que, na época, já previa que os ainda adolescentes Leandrinho, Tiago Splitter, entre outros, iriam brilhar no futuro.
– Eu posso falar com propriedade dessa seleção porque, em 2002, convoquei nove jogadores com menos de 20 anos. Todos eles que estavam lá na Copa América, na época, eram garotos com 17, 18 e 19 anos. E eu já sabia que eles seriam grandes talentos daqui uns anos – disse Hélio.
Com atletas já experientes e uma nova administração comandada pelo presidente Carlos Nunes, o técnico acredita que o Brasil pode sonhar mais alto.
– O mais importante de tudo é a gente constatar uma seleção brasileira finalmente jogando coletivamente e explorando bem a individualidade de cada um. Jogando de acordo com os conceitos moderno do basquete. Com isso, eu posso dizer hoje que o basquete brasileiro faz parte da elite mundial e, inclusive, pode lutar pelo pódio no Mundial da Turquia. Acho que essa seleção tem reais condições, e eu estou muito feliz por isso. É uma luta nossa de muitos anos – salientou.
Leandrinho (E), Tiago Splitter (C) e Anderson Varejão (D) comemorando a vitória brasileira
Foto:
Andres Leighton, AP