| 06/09/2009 23h52min
Foi no sufoco, apenas um ponto (61 a 60), mas o Brasil superou Porto Rico e conquistou a Copa América de Basquete em jogo disputado no coliseu Roberto Clemente, em San Juan.
Com o quinteto principal utilizado no torneio — Marcelinho Huertas, Alex, Leandrinho, Anderson Varejão e Tiago Splitter — o time comandado pelo técnico Moncho Monsalve sofreu no finalzinho para devolver a única derrota brasileira no torneio — na última partida da segunda fase, quando os donos da casa venceram por quatro pontos.
O Brasil começou bem melhor envolvendo Porto Rico com trocas de passes e marcação firme. A diferença no placar chegou a 16 pontos, principalmente por conta da boa atuação de Leandrinho. Mas os comandados do técnico Moncho Monsalve diminuíram o ritmo no final do segundo quarto e permitiram que Porto Rico esboçasse uma reação. Com isso, os brasileiros foram para o intervalo vencendo por oito pontos.
E a conversa no intervalo deu resultado. Com a marcação
mais uma vez bem encaixada, a seleção
brasileira chegou a fazer 8 a 0 no terceiro quarto. Os porto-riquenhos até voltaram a tirar um pouco diferença, mas seguiam errando nas tentativas de três e até mesmo nas infiltrações.
Precisando reagir para se manter vivo na partida, o time de Porto Rico voltou para o último quarto tirando boa parte da desvantagem. A diferença caiu para apenas dois pontos para a seleção brasileira a três minutos. Porto Rico ainda chegou a recuperar a posse de bola a seis segundos do apito final, mas o último arremesso — da linha de três pontos — bateu no aro, garantindo a vitória para o Brasil.
Time comandado pelo técnico Moncho Monsalve sofreu no finalzinho para devolver a única derrota brasileira no torneio
Foto:
Ricardo Arduengo/AP