| 06/09/2009 22h12min
A Argentina precisou de 10 minutos para abrir a vantagem de 23 pontos na Copa América de Basquete neste domingo, contra o Canadá. O placar final de 88 a 73 estava desenhado desde a primeira etapa da partida, com o 31 a 8 do primeiro quarto.
Segundo o GloboEsportes.com, a marcação forte forçou os erros canadenses e foi o caminho para construir a vantagem. Nem mesmo a troca de quatro jogadores de uma só vez adiantou. Durante três minutos os argentinos aumentaram a diferença de seis para 16 pontos.
No segundo quarto, apesar de o técnico Sergio Hernández poupar alguns titulares. A Argentina conseguiu aumentar ainda mais a vantagem, tirando proveito da insistência do adversário em errar arremessos de quadra e desperdiçar lances livres: 49 a 18.
O Canadá, quando percebeu, já estava 35 pontos atrás, mas parecia disposto a ao menos apagar o desempenho pífio do primeiro tempo. A equipe venceu a parcial (28 a 19) e conseguiu diminuir o prejuízo para 22 pontos: 68 a 46.
Se os hermanos já não se interessavam mais pelo jogo, os rivais ainda acreditavam que podiam ter uma despedida digna. Apostaram nas bolas de três e a 2m36s do fim, viram a diferença no marcador cair para 12 pontos. Foi a vez dos craques Scola, Prigioni e Leo Gutierrez se esforçarem um pouco e converterem duas bolas de três. Foi o suficiente para assegurar o terceiro lugar.