| 08/09/2009 20h56min
Depois de protagonizar a maior arrancada na atual edição do Brasileirão, o Avaí sofreu duas derrotas consecutivas no início do returno — para o Coritiba e o Inter, ambas por 2 a 0. Como era de se esperar, o Leão está enfrentando uma sequência difícil que, no início do campeonato, deixou o time na lanterna ao final da 10ª rodada. Foi uma verdadeira "fase negra" para o Avai, já que o time conquistou apenas uma vitória nos 10 primeiros jogos que disputou — Fluminense por 3 a 2, na Ressacada.
Inter, Barueri, Cruzeiro, Palmeiras e Botafogo derrotaram os comandados de Silas. Para completar a lista, mais quatro empates: Atlético-MG, Flamengo, Coritiba e São Paulo (veja os resultados no fim de texto).
Os números deste começo de returno, entretanto, mostram-se um pouco melhores para o Avaí em comparação ao delicado começo na Série A. Primeiro, porque o time não precisou esperar 10 rodadas para obter a primeira vitória: já na segunda rodada do
returno o Leão derrotou o
Flamengo por 3 a 0. Com este resultado, mais o empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, em Belo Horizonte, bastam três pontos para a equipe de Silas igualar o desempenho de seus 10 primeiros jogos do Brasileirão.
Até o momento, neste returno, o plantel azurra disputou 12 pontos e somou quatro — uma vitória (Flamengo), um empate (Atlético-MG) e duas derrotas (Coritiba e Inter). No turno, de 30 pontos possíveis, o Avaí conquistou apenas sete em seus 10 primeiros duelos.
Série dura pela frente
Porém, para somar seus próximos pontos, o time catarinense terá pela frente dois fortes candidatos ao título: São Paulo e Palmeiras, ambos fora de casa. Em seguida, o Avaí enfrenta, no Rio, dois cariocas desesperados na zona de rebaixamento: o lanterna Fluminense e o antepenúltimo colocado Botafogo.
Para completar a série, o Leão da Ilha recebe na Ressacada dois adversários da zona
intermediária: o Barueri, em nono lugar, e o Cruzeiro, em 13º.
O próximo duelo está marcado para este sábado, dia 12, às 18h30min, contra o São Paulo, no estádio do Morumbi.
Discurso da permanência
Estacionado nos 34 pontos, no sétimo lugar, o Avaí mantém o discurso de permanência na Série A para o ano que vem antes de sonhar mais alto no Brasileirão. Desde 2006, quando o campeonato passou a ser disputado por 20 clubes, o rebaixamento é evitado com 45 pontos somados. Diante desta lógica, basta somar 11 pontos nas próximas 15 partidas para o Leão garantir sua vaga na elite do futebol nacional do ano que vem.
TURNO
Avaí 2 x 2 Atlético-MG
Flamengo 0 x 0 Avaí
Avaí 2 x 2 Coritiba
Inter 2 x 1 Avaí
Avaí 0 x 0 São Paulo
Barueri 3 x 1 Avaí
Avaí 3 x 2 Fluminense
Cruzeiro 1 x 0 Avaí
Avaí 0 x 3 Palmeiras
Avaí 1 x 2
Botafogo
Total: 7 pontos
RETURNO
Atlético-MG 2 x 2 Avaí
Avaí 3 x 0 Flamengo
Coritiba 2 x 0 Avaí
Avaí 0 x 2 Inter
Total: 4 pontos
Próximo compromisso dos comandados de Silas será contra o São Paulo, sábado, no Morumbi
Foto:
Flávio Neves