| 03/09/2009 10h10min
Apesar dos gols e da boa fase na Seleção Brasileira, Luis Fabiano ainda não alcançou o status na imprensa internacional de ser um dos principais atacantes do mundo. Artilheiro da Era Dunga com 19 gols, o jogador lida bem com a falta de reconhecimento. Aos 28 anos, ele só se preocupa em realizar o sonho de disputar a primeira Copa do Mundo.
Titular absoluto da Seleção, Luis Fabiano quebra uma tradição de o dono da camisa nove ser um jogador que disputou o prêmio de melhor do mundo. Foi assim com Careca, Romário, Ronaldo e, recentemente, Adriano. Em alta com o treinador, ele conquistou com méritos a titularidade e deve ir à Copa do Mundo. Mas sabe que não pode relaxar. O futebol tem suas reviravoltas, e muitas vezes elas acontecem rapidamente.
– Apesar de não disputar o prêmio de melhor do mundo, eu acredito que tenho condições de estar aqui, de jogar na Seleção. E tenho dado conta do recado. Para mim isso é o que importa. Não é o passado. É o presente e o futuro. O Brasil já teve atacantes que foram o número um do mundo, mas me considero um bom atacante e com certeza estou ajudando a Seleção – disse Luis Fabiano.
Não estar em um clube de ponta do futebol mundial atrapalha os planos de Luis Fabiano. O atacante está há quatro temporadas no Sevilla, da Espanha. E o time não tem força para encarar as potências europeias. Apesar disso, o brasileiro foi bicampeão da Copa da Uefa 2005/2006 e 2006/2007. E também o vice-artilheiro do Campeonato Espanhol de 2007/2008 com 24 gols marcados, atrás do espanhol Güiza, do Mallorca, que fez 27.
– O fato de eu jogar no Sevilla influencia. Se eu estivesse jogando em outra equipe, de mais peso, hoje teria mais respeito. Mas estou feliz com o que venho conquistando. E tenho de aproveitar o momento – disse o jogador, segundo o site Globoesporte.com.
Após marcar cinco gols na Copa das Confederações e ser uma das estrelas do título da Seleção Brasileira, Luis Fabiano chamou a atenção do Milan. Seria a grande chance da carreira. Mas o Sevilla não aceitou a proposta. O atacante tem contrato com o clube espanhol até 2011. O atacante não esconde a frustração de não ter ido para o futebol italiano.
– Não fui porque o Sevilla não quis, infelizmente.
Luis Fabiano fez sua estreia pela Seleção Brasileira em junho de 2003. Na ocasião, fez um dos gols na vitória por 3 a 0 sobre a Nigéria, em partida amistosa. De lá para cá, o jogador atuou outras 30 vezes pela Seleção, marcando um total de 22 gols. Contra a Argentina, ele espera marcar o primeiro gol no próximo sábado, às 21h30min em Rosário, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010. Nas três vezes que enfrentou o rival, o atacante passou em branco.