| 02/09/2009 20h06min
O zagueiro Rafael Marques foi absolvido por unanimidade na noite desta quarta, em julgamento no STJD. O jogador do Grêmio respondeu por ato desleal - artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - pela expulsão no jogo contra o Santos, pelo Brasileirão. Segundo a súmula, o atleta recebeu o segundo cartão amarelo por conta de um calço em Neymar durante disputa de bola. No primeiro cartão, ele foi advertido por colocar a mão na bola.
Com isso, Rafael Marques fica liberado para atuar diante do Vitória, no próximo sábado, no Olímpico. O técnico Paulo Autuori define a equipe até sexta. Com a entrada de Fábio Rochemback, Mário Fernandes iria para a zaga, com Túlio sendo deslocado para a lateral-direita. Assim, Rafael Marques deixaria a equipe.
O zagueiro gremista corria o risco de pegar até duas partidas de suspensão. O advogado do clube, que fez a defesa do jogador, Rodrigo Cristini, apresentou uma prova em vídeo aos auditores no Tribunal. Ele ainda destacou a primariedade do atleta, requerendo a absolvição.
A auditora-relatora, Gidele Amantino, em seu voto, disse que também não viu, no lance do primeiro cartão, a bola bater na mão de Rafael Marques, mas sim de outro jogador. Ela abriu a votação pela absolvição, e foi seguida pelo restante dos auditores.
CLICESPORTES