| 30/08/2009 20h28min
Mais uma vez o Grêmio marcha fora de casa. Pela 22ª rodada do Brasileirão, o Tricolor não conseguiu vencer o Botafogo no Estádio Engenhão, neste domingo. O placar terminou empatado em 3 a 3. A equipe carioca saiu na frente, com Reinaldo. Jonas empatou no primeiro tempo. No segundo, Victor Simões fez o segundo gol botafoguense. Depois, Jonas igualou novamente. Souza desempatou em bela cobrança de falta.
O jogo estava encaminhado para o Grêmio com o 3 a 2. Porém, aos 43 minutos, Leandro Guerreiro fez a sina gremista continuar longe do Olímpico. Ele pegou mal na bola, mas ela entrou no ângulo do gol defendido por Victor. Assim terminou a partida o Rio de Janeiro: 3 a 3.
O Grêmio é o nono colocado, com 32 pontos. O Botafogo aparece em 18º, com 17.
Grêmio domina no início
O início da partida foi do Grêmio. Com marcação adiantada e boa troca de passes, o time de Paulo Autuori foi para cima do adversário. Antes do primeiro minuto, Jonas recebeu de Souza e chutou para o gol, mas Castillo defendeu. Em seguida, foi a vez de Tcheco. O capitão arriscou de fora da área, mas a bola ganhou pouca força.
O primeiro lance de ataque do Botafogo foi aos sete minutos, com Reinaldo. Em desatenção da defesa gremista, o atacante penetrou na área com o domínio da bola, mas o goleiro Victor se antecipou para tirar com os pés.
O domínio de jogo tricolor terminou aos 10 minutos. Passou a errar muitos passes e a jogar muito recuado.
Botafogo abre o placar
O Grêmio começou muito bem, mas quem fez o primeiro gol foi o Botafogo. Lucio Flavio escapou pela direita, em velocidade, e cruzou. Reinaldo chutou e Victor defendeu parcialmente. No rebote, Reinaldo chutou de novo, a bola bateu em Victor e entrou.
O time gremista parecia mais perdido em campo após o gol. Mas os vários erros de passes, tanto do Grêmio como do Botafogo, deixou a partida equilibrada novamente. Até os 40 minutos, foram contabilizados 17 passes errados do lado carioca e 12 do lado gaúcho.
Empate com gol sofrido
Aos 24 minutos, um lance incrível do atacante Jonas. Ele recebeu na pequena área para finalizar. Chutou convicto para fazer o gol, mas a bola foi na trave. Ela voltou e bateu na cabeça do jogador, indo no travessão. No novo rebote, Jonas finalmente não desperdiçou e concluiu para empatar o jogo. O camisa 9 é o goleador gremista no Brasileirão.
Os erros e a forma fácil com que o Botafogo chegava pelo lado esquerdo defensivo do Grêmio fizeram com que Paulo Autuori promovesse a entrada de Lúcio já no primeiro tempo. Bruno Collaço deu lugar ao reforço tricolor aos 36.
Aos 41 minutos, Perea cruzou do fundo do campo pelo lado direito e a bola passou raspando pelo travessão. Logo após o lance, o atacante colombiano começou a mancar.
Gol relâmpago
O Botafogo começou o segundo tempo fazendo gol. Com apenas um minuto, Victor Simões escapou do meio para o ataque, em bobeada da defesa gremista, e não desperdiçou e colocou os cariocas em vantagem novamente.
O Grêmio tentava atacar, mas a defesa botafoguense se postava bem atrás, impedindo que os jogadores gremistas finalizassem.
Virada tricolor
Aos 12 minutos, Jonas marcou mais um no jogo e o seu 10º gol no Brasileirão. Mário Fernandes cruzou do fundo do campo pelo lado direito - a bola já havia saído, mas a arbitragem não viu - e o atacante tricolor chutou forte para empatar.
Aos 18 minutos, em jogada de ataque do Botafogo, a bola bateu no braço de Adilson dentro da área. Os jogadores da equipe carioca pediram pênalti, mas o juiz entendeu como lance normal.
O jogo seguiu equilibrado. E, na bola parada, o Grêmio ficou na frente. Souza cobrou uma falta distante com perfeição aos 27 minutos e a bola entrou. Seria a primeira vitória gremista fora de casa no Brasileirão. O time gaúcho conseguia segurar o resultado sem levar muito perigo.
Não foi dessa
vez
Tudo indicava uma vitória gremista. Mas, no final do jogo, o Botafogo empatou. O gol foi inesperado. Leandro Guerreiro ficou com a bola na entrada da área e chutou de qualquer jeito, não pegou bem na bola. Porém, ela entrou, e antes ainda bateu no Réver. Foi no ângulo, sem chances para Victor, aos 43 minutos. E a sina gremista continua.
Nos últimos minutos o goleiro Victor ainda fez boas defesas e salvou o Grêmio de nova derrota.
CLICESPORTESBrasileirão 2009 - 22ª rodada Horário: 18h30min Local: Estádio Engenhão, no Rio de Janeiro Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra, auxiliado por Márcio Luiz Augusto e Anderson de Moraes Coelho (trio paulista). Gols: Reinaldo, aos 19, Jonas, aos 23 minutos do primeiro tempo; Victor Simões, a 1 minuto, Jonas, aos 12, Rever, aos 28, Leandro Guerreiro, aos 43 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Lucio Flavio, Alessandro (Botafogo); Souza, Mário Fernandes (Grêmio) Público: 10.691 Renda: R$ 116.857,57 |
|
BOTAFOGO (3) | GRÊMIO (3) |
---|---|
Castillo, Alessandro, Juninho, Wellington e Thiaguinho; Leandro Guerreiro, Michael (Jônatas), Lucio Flavio e Reinaldo (Renato); Victor Simões (Ricardinho) e André Lima. | Victor, Mário Fernandes, Rafael Marques, Rever e Bruno Collaço (Lúcio); Adílson, Túlio, Tcheco e Souza; Jonas (Makelele) e Perea (Herrera). |
Técnico: Estevam Soares. | Técnico: Paulo Autuori. |