clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 19/08/2009 21h45min

Psicologia ajuda a embalar São Caetano, próximo adversário do Figueira

Equipe paulista está a dois pontos do Alvinegro na tabela

Pouco depois da chegada do técnico Antônio Carlos Zago ao São Caetano, no final de junho, o time ganhou outro reforço: a psicóloga especialista em esportes, Melissa Voltarelli.

No currículo, ela possui títulos importantes com a seleção brasileira de futsal (Pan-Americano, no Rio de Janeiro, em 2007, Sul-Americano e Copa do Mundo, em 2008), além de trabalhos realizados com as equipes de Judô da Associação Desportiva São Caetano e com o Tênis Clube da cidade.

— Cheguei para somar ao trabalho da comissão técnica. Fiz uma avaliação do grupo e, a partir dos resultados, desenvolvo trabalhos individuais e coletivos — contou Melissa.

A atenção dada ao psicológico do elenco está gerando resultado. A equipe paulista recuperou-se do fraco início de campeonato, quando chegou a ocupar a lanterna, e demonstrou um crescimento considerável na segunda metade do primeiro turno: nas últimas 10 rodadas, o São Caetano acumulou sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

— Quando acertei com o São Caetano sugeri a contratação de uma psicóloga. O trabalho desse tipo de profissional acrescenta muito em qualquer esporte e aqui não tem sido diferente. A Melissa chegou para somar à comissão técnica — analisou Zago.

As ferramentas utilizadas pela psicóloga, que tiveram o aval do técnico, se baseiam em conversas diárias, dinâmicas de grupo, exibição de vídeos e atividades envolvendo técnicas de concentração.

— A cada jogo os atletas se empenham e se dedicam ao máximo. A soma do meu trabalho com os profissionais que já estavam aqui dá condições para que cada atleta consiga desempenhar dentro de campo o seu melhor, sempre com tranqüilidade — concluiu Melissa.

O trabalho da psicólogo será posto à prova novamente nesta sexta-feira, dia 21, às 21h, no estádio Orlando Scarpelli, pelo encerramento do turno da Série B do Brasileirão. O time do ABC enfrenta o Figueirense em um duelo que promete ser muito disputado.

Rivais diretos na briga por uma vaga no G-4, apenas dois pontos separam o Azulão, atualmente na sétima posição, do Alvinegro catarinense, quinto colocado na tabela de classificação.

Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.