| 15/08/2009 18h45min
O Guarani venceu o Bahia por 2 a 1, na tarde deste sábado, em Campinas e manteve-se na terceira posição da Série B, com 34 pontos. O Bahia, com a derrota, ronda a zona de rebaixamento.
A partida mal começou e a equipe baiana teve sua primeira oportunidade. Aos 3 minutos, Nadson arriscou da entrada da área, mas chutou fraco facilitando a defesa do goleiro Douglas. O Guarani respondeu no minuto seguinte com Ricardo Xavier, que recebeu cruzamento da esquerda mas cabeceou sem direção.
Aos 33, Ricardo Xavier foi derrubado na área por Vinicius em um lance duvidoso, já que ele também puxou o zagueiro. O árbitro cearense Francisco de Assis Almeida Filho viu pênalti na jogada. Ricardo Xavier foi para a cobrança e, com paradinha e tudo, marcou o primeiro gol da partida.
O segundo tempo começou com alteração no time da casa. Caíque, sumido em campo, deu lugar a Adriano Gabiru. No primeiro lance do jogador, ele sofreu uma falta pela meia esquerda. Fabinho
Souza cobrou e, mesmo de muito longe,
Marcelo aceitou.
Mas a torcida do Guarani não contava com uma falha bisonha do zagueiro Marcio Alemão. Ele perdeu a bola na frente de Juninho, que invadiu a área e rolou para Nadson marcar o gol do time baiano.
Aos 27 minutos, Gláuber invadiu a área e foi derrubado pelo zagueiro Leandro que recebeu seu segundo amarelo na partida e foi expulso. Ricardo Xavier cobrou a penalidade, desta vez sem paradinha, e mandou a bola no travessão. Walter Minhoca pegou o rebote, mas com a perna direita Marcelo fez outra grande defesa.
A violência então apareceu em Campinas. Aos 29, Adriano Gabiru entrou de forma criminosa em Juninho e foi expulso. Quatro minutos depois, Ricardo Xavier, na visão do árbitro, atingiu com a mão esquerda Vinicius e também foi expulso.