| 14/08/2009 07h20min
Sem disputar uma partida completa desde dezembro de 2008, o atacante Perea volta a receber uma nova chance como titular no Grêmio. Com os desfalques para o jogo de domingo, com o Flamengo, o técnico Paulo Autuori vai escalar o colombiano ao lado de Jonas no ataque. Apelidado de "El ciclón" pelo narrador esportivo Marco Antonio Pereira, da Rádio Gaúcha, o jogador diz estar pronto para os 90 minutos.
Perea sofreu uma artroscopia no joelho esquerdo em meio à pré-temporada gremista, no início do ano, em Bento Gonçalves. Depois de cerca de oito meses de recuperação, foi relacionado para uma partida contra o Sport, na Ilha do Retiro, no dia 28 de junho. Depois, chegou a jogar cerca de 10 minutos no empate em 2 a 2 contra o Cruzeiro, pelas semifinais da Copa Libertadores, no Olímpico, quando o Tricolor foi eliminado.
Sem conseguir ter uma sequência, o atacante foi excluído da lista da Libertadores em maio e liberado para negociar com o Palmeiras. Chegou a viajar para São Paulo e ter sua apresentação marcada, mas o negócio não deu certo. No decorrer da competição continental, Perea acabou sendo inscrito na vaga do volante Diogo, que foi para o Fluminense.
O jogador tem contrato com o Grêmio até janeiro de 2010. Ele chegou ao clube em 2007 com grande expectativa e elogiado pelos dirigentes do clube. Se destacou em várias partidas pela movimentação e pelos gols. Na Copa do Brasil de 2008, diante do Jaciara, o colombiano fez os quatro primeiros gols do Tricolor na goleada por 6 a 0.
No Brasileirão de 2008, em que o Grêmio foi vice-campeão, Perea também jogou boas partidas. No jogo em que o Tricolor assumiu a liderança da competição, com uma goleada de 7 a 1 sobre o Figueirense, no Orlando Scarpelli, o atacante marcou três gols e foi um dos nomes do jogo.
Apesar dos gols, Perea apresentou queda de rendimento em alguns momentos. Durante o Gauchão 2008, ele acumulou erros de finalizações. Em fevereiro, em uma partida diante do Esportivo, em Bento Gonçalves, o colombiano perdeu vários gols, inclusive errando em bola dentro da área. Neste dia, completou cinco jogos sem marcar.
Na época, o jogador se lamentava muito. E para se confortar, ele conversava com a mãe, Luz Angela, que lhe dava conselhos e o acalmava pela situação. Por causa disso, muitos torcedores pediam para Perea "ligar para a mãe" após os jogos em que ele passava em branco.
O último gol marcado por Perea foi na temporada passada, contra o São Paulo, pelo Brasileirão, jogo que terminou com uma vitória simples do Grêmio por 1 a 0. E a finalização foi concluída com o jogador em posição de impedimento.
Neste domingo, diante da torcida gremista, Perea quer aproveitar a chance para voltar a marcar gols.
– Treinei pesado na última semana e estou pronto para jogar os 90 minutos. O sentimento é de muita felicidade. Estou muito motivado e esperando pela primeira partida como titular este ano – disse Perea nesta quinta, após o treino no Olímpico.
Perea na
expectativa pela volta
CLICESPORTES