| 12/08/2009 17h03min
O Mundial de Atletismo de Berlim, que começa no próximo sábado, servirá como última etapa da campanha para o Rio de Janeiro sediar os Jogos de 2016. Nesta quarta, a comitiva brasileira, encabeçada pelo governador Sérgio Cabral, viajou para a capital alemã para a competição. Durante o evento, haverá um estande da Rio 2016 no Estádio Olímpico de Berlim para expor o projeto da cidade.
Além de Cabral, fazem parte da comitiva o ministro do Esporte, Orlando Silva; o prefeito do Rio, Eduardo Paes; a secretária estadual de Estado de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins; e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman. As informações são do site Globoesporte.com.
Esta será a última oportunidade para que a comitiva faça corpo-a-corpo com um grande número de eleitores do Comitê Olímpico Internacional (COI). A proposta, segundo o governador, é reforçar que a cidade está preparada para assumir as demandas dos Jogos, como nas áreas de infraestrutura e saúde, e o principal: segurança.
– Estamos mudando a segurança no Rio para sempre, num combate sem tréguas e que não tem data para terminar. Não é para um evento determinado – disse o governador.
Além disso, Sérgio Cabral pretende destacar a importância econômica do estado no plano nacional e outras experiências bem sucedidas na realização de grandes eventos, como os Jogos Pan-Americanos, em 2007. Até agora, a comitiva já teve contato com cerca de 90% dos membros do COI e, nesta viagem, atingirá os 100%.
Em Berlim, serão pedidos votos aos eleitores de França, Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Marrocos, Suécia, Finlândia, Senegal e Namíbia. O anúncio da cidade-sede das Olimpíadas de 2016 será no dia 2 de outubro, em Copenhagen, na Dinamarca.