| 15/06/2009 18h12min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não foi pessoalmente a Lausanne (Suíça), onde o Brasil defende a candidatura do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, mas tem feito o possível para impressionar os eleitores do Comitê Olímpico Internacional (COI).
Depois de gravar um vídeo para ser exibido durante a apresentação carioca, marcada para quarta-feira, o presidente encontrou um tempo em meio aos compromissos com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e concedeu uma entrevista coletiva para a imprensa estrangeira, em Genebra.
Na conversa com os jornalistas, Lula afirmou que o Brasil tem todas as condições de seriar um evento do porte de uma Olimpíada e disse que, se for confirmado como sede, o Rio de Janeiro organizará um evento para entrar para a história.
– Penso que a beleza natural do Rio trará consigo os mais belos Jogos Olímpicos da história – declarou Lula.
O presidente também aproveitou para pressionar o COI com o objetivo de ganhar a disputa com as concorrentes Chicago (Estados Unidos), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão). Como argumento, destacou o fato da Olimpíada jamais ter sido realizada na América do Sul.
– Entre as 10 maiores economias do mundo, o Brasil é o único país que nunca sediou uma Olimpíada até agora. É preciso que o COI veja a realização dos jogos como uma possibilidade de transformar a realidade de todo um continente. Para Estados Unidos, Espanha e Japão, será apenas mais uma Olimpíada. Para o Brasil, será a autoafirmaçao de um povo – disse Lula.
LANCEPRESS
Presidente Lula (C), ministro dos Esportes Orlando Silva (E) e o governardo do Rio Sérgio Cabral posam com bandeira da candidatura carioca
Foto:
Anja Niedringhaus, AP