| 08/08/2009 18h20min
Um Grêmio em transformação, menos faltoso e mais ofensivo em jogos fora de casa. O novo conceito, introduzido pelo técnico Paulo Autuori, que contraria uma tendência histórica do clube, ficou evidenciado no segundo tempo da partida contra o Palmeiras. Mesmo tendo enfrentado o líder, o Grêmio lamentou o empate em 1 a 1.
O clicEsportes acompanha a partida entre Grêmio e Barueri no minuto a minuto a partir das 18h30min
A mudança de postura no segundo tempo tem duas explicações. Douglas Costa passou a atuar mais próximo de Maxi López, e Tcheco e Souza ganharam mais liberdade para chegar à frente. A partir dos 34 minutos, com a entrada de Jonas, o time ainda ganhou maior agressividade. O novo estilo será posto a prova neste domingo, mais uma vez fora de casa, contra o Barueri.
– Meu tipo de personalidade não permite apenas me defender e espreitar uma oportunidade para tentar ganhar o jogo. Se for assim, prefiro não
ganhar. Sempre gosto de ter a iniciativa das coisas –
deixa claro o técnico Paulo Autuori.
Colunista da Zero Hora e comentarista da Rede Globo, Paulo Roberto Falcão entende que a vitória do Grêmio no Parque Antárctica “não seria nenhum crime”.
– No segundo tempo, ele entrou mais no campo do adversário – resume.
Para Falcão, os times não podem mudar de estilo quando atuam fora de casa. Para ele, é possível conciliar Douglas Costa e Jonas na mesma equipe, o que reduziria o isolamento de Maxi López. Nesse caso, Autuori retiraria um dos dois volantes.
– O time ganharia qualidade na saída de bola e não perderia em marcação, desde que jogasse de forma mais aproximada. No Manchester, Anderson é segundo volante sem qualquer tipo de prejuízo – observa Falcão.
Após o jogo contra o Palmeiras, Autuori reafirmou seu conceito de que é possível ser eficiente na marcação sem cometer muitas faltas. Basta que a equipe encurte os espaços e não dê tempo para que os jogadores
adversários pensem. Contra o Cruzeiro, foram apenas 10 infrações.
Volante bicampeão da Libertadores pelo Grêmio em 1995, Dinho, 42 anos, entende que o antigo estilo não pode ser abandonado. Lembra que, na sua época, o time cometia de 30 a 40 faltas por jogo.
– Nossa índole é a marcação forte, pegada. Não tenho visto o Grêmio tão eficiente assim em jogos fora de casa – critica Dinho, hoje um técnico em busca de emprego.
Para melhorar o vexatório aproveitamento de 8,3% fora do Olímpico, o Grêmio terá missão complicada. Ao menos é o que dizem os números. Na chamada Arena Baueri, os donos da casa perderam apenas uma partida (para o São Paulo, por 2 a1) e, não raro, aplicaram goleadas. O Barueri venceu Náutico e Vitória por 4 a 0, e por 4 a 2 o respeitado Atlético-MG. Tem média de 2,6 gols por partida em casa. É a mesma do Grêmio, o melhor mandante da competição.
Início: 18h30min Arbitragem: Luiz Alberto Bites (GO), auxiliado por Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) Edney Mascarenhas (RJ). Local: Arena Barueri, em Barueri (SP) O jogo no ar: a Rádio Gaúcha abre a jornada esportiva às 18h. O canal PFC6 transmite ao vivo. Na internet: O clicEsportes acompanha a partida no minuto a minuto |
|
BARUERI | GRÊMIO |
---|---|
Renê; Xandão, André Luiz e Leandro Castan; Marcos Pimentel, Ralf, Ewerton, Thiago Humberto e Márcio Careca; Fernandinho e Luís | Victor; Thiego, Léo, Rafael Marques e Jadilson; Túlio, Adilson, Tcheco, Souza e Douglas Costa; Maxi López |
Técnico: Estevam Soares | Técnico: Paulo Autuori |