| 05/08/2009 07h10min
O Grêmio está certo ao encarar o jogo de quinta-feira contra o Palmeiras como uma decisão. O resultado no Palestra Itália pode definir se o time gaúcho brigará pelo título do Campeonato Brasileiro ou, no máximo, por uma vaga na Libertadores do próximo ano. Quem afirma é o comentarista do canal Sportv, Lédio Carmona.
Sexto colocado na tabela, com 24 pontos, o Grêmio está a 10 do líder Palmeiras. Se for derrotado amanhã, essa desvantagem aumentará para 13 pontos. E embora o São Paulo tenha provado em 2008 que é possível iniciar uma escalada rumo ao título no segundo turno, o colunista considera uma tarefa muito difícil tirar essa diferença.
— Para o Grêmio, esse é um jogo decisivo. Se perder, fica praticamente impossível pensar em título — afirma Lédio.
Apesar do péssimo retrospecto do Grêmio fora de casa nesse Brasileirão — em sete jogos, foram seis derrotas, um empate e nenhuma vitória —, o comentarista acredita que o time de Paulo Autuori tem condições de surpreender o Palmeiras dentro de seus domínios. Assim como fez no Brasileirão de 2008.
— O Grêmio tem condições de ganhar de qualquer time fora de casa. O retrospecto nesse Brasileiro não indica que irá vencer o Palmeiras, mas o Grêmio é o time do “inesperado”. Não dá para duvidar — argumenta.
Ano passado, Grêmio e Palmeiras também fizeram um partida com ares de decisão em São Paulo, com boas lembranças para a torcida tricolor. Na ocasião, jogava-se a 34ª rodada e o time paulista era o vice-líder do campeonato, com 61 pontos, um menos que o líder São Paulo. O time gaúcho era o terceiro, com 60. O capitão Tcheco marcou o gol da vitória por 1 a 0, que manteve o Grêmio na briga pelo título até a última rodada do campeonato.
CLICESPORTES