| 10/07/2009 16h47min
O ala/pivô Tiago Splitter, da seleção brasileira e da equipe Tau Cerâmica, da Espanha, esteve nesta sexta, dia 10, na sede da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), no Rio de Janeiro. Ao lado do presidente da CBB, Carlos Nunes, Splitter garantiu presença na Copa América, que acontecerá de 26 de agosto a 6 de setembro, em San Juan, Porto Rico, e se disse otimista na conquista da vaga para o Mundial de 2010 na Turquia.
O jogador, que está desde os 17 anos na seleção brasileira adulta, revelou que a vaga olímpica é seu maior desafio.
Splitter disse que o caminho para a disputa da Olimpíada de Londres, em 2012, é longo e difícil, e que apenas 12 países disputam os Jogos Olímpicos.
— Vamos para Porto Rico com o objetivo de ganhar e conseguir uma vaga para o Mundial da Turquia, em 2010. Depois, o Pré-Olímpico em 2011 e ir para a Olimpíada de Londres. É preciso deixar claro que apenas 12 países disputam os Jogos Olímpicos. É muito
difícil chegar lá (Olimpíada) e muitas seleções
de ponta ficam de fora. Já estamos acostumados com a cobrança da torcida, da imprensa e de nós mesmos. Eu tomo isso como uma motivação para o meu trabalho, porque ir às olimpíadas é um sonho meu também — falou Splitter.
Sobre a seleção, Tiago Splitter destaca o bom trabalho do técnico Moncho Monsalve:
— O que o Moncho está fazendo com os jogadores jovens, levando para competições internacionais, é importantíssimo. Foi o que fizeram comigo quando estreei na seleção principal no Mundial de Indianápolis (2002). Já para a Copa América, será um grupo mais experiente e com bastante força. Precisamos jogar mais vezes juntos e melhor. É fundamental que cada jogador conheça ao máximo o seu companheiro — concluiu Splitter.