| 08/07/2009 13h42min
O técnico da seleção brasileira masculina de basquete, o espanhol Moncho Monsalve, definiu nesta terça os 12 jogadores que vão disputar duas competições em Portugal: o Torneio Internacional de Almada, de 10 a 12 de julho, e os Jogos da Lusofonia, de 14 a 19 do mesmo mês.
A equipe brasileira contará com os jogadores Duda Machado, Fúlvio de Assis e Vitor Benite, como armadores; Dedé Stefanelli, Betinho Duarte e Jonathan Tavernari, na posição de escoltas; Olivinha, Guilherme Teichmann e Jeferson Willian, como alas; Lucas Cipolini, de ala-pivô; e Bruno Fiorotto e Paulão Prestes, como pivôs.
Gigantes do Brasil
O treinador espanhol comemorou a quantidade de jogadores altos disponíveis na seleção brasileira. Para ele, só o país do melhor basquete do mundo tem mais "gigantes" que o Brasil.
– Temos grandes talentos altos. Só há um país melhor que o Brasil nesse quesito, os Estados Unidos. De homens com talento e boa estrutura física, o Brasil é o segundo melhor do mundo e tudo isso tem de ser incorporado ao jogo – disse Moncho, citando nomes como Tiago Splitter, Nenê, JP Batista, Anderson Varejão, Baby, Paulão, Cipolini, Murilo, Fioroto, Caio Torres, Rafael e Jefferson.
Para conseguir aproveitar melhor estes jogadores na equipe, Moncho está pedindo a alguns que mudem suas características e troquem de posição. É o caso do gaúcho Murilo, que deve deixar de jogar como pivô, função que desempenha no Minas, para ser ala-pivô na seleção. O também gaúcho Teichmann pode virar ala, assim como Jefferson.
Carência na armação
Mas se o time tem muitos jogadores altos, o mesmo não acontece com bons armadores. Moncho está enfrentando dificuldades para definir quem serão os convocados para a Copa América na posição de número um.
– Os armadores têm de ser trabalhados no Brasil. Precisamos criar alguns porque já não é mais possível só com Marcelo Huertas. Vamos ver se conseguimos trazer alguém, como o Manteguinha, se Deus quiser, e trazer outros mais jovens, Jéferson (Paulistano) e Raulzinho. Ou então trabalhar com Fulvio, Duda e Benite, que já estão aqui.
LANCEPRESS