| 03/06/2009 10h59min
Ainda sem confirmar a realização da etapa brasileira, a Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) usou a criatividade para promover o Circuito Mundial feminino. As 17 surfistas que integram a elite – entre elas as brasileiras Bruna Schmitz, Silvana Lima e Jacqueline Silva – tiraram onda de modelo e fizeram ensaios com fotógrafos profissionais. As fotos foram para o guia "Welcome to Life" (Bem-vindo à vida), no site da entidade.
A ASP usou até o americano Kelly Slater, eneacampeão mundial, para ajudar na divulgação. São deles os elogios à nova geração do surfe.
– As novas integrantes criaram uma nova era do surfe feminino. Elas são mais jovens, mais rápidas, mais radicais, com boas aparências e muito estilo. As meninas do Mundial de 2009 poderiam desafiar a maior parte dos rapazes – diz Slater.
A temporada 2009 teve duas etapas femininas disputadas. A australiana Stephanie Gilmore venceu na Gold Coast australiana, e Silvana Lima foi campeã em Bells Beach, também na Austrália. Há mais seis etapas previstas: outra na Austrália, uma Brasil, uma no Peru, duas no Havaí e uma em local não divulgado.