| 02/06/2009 15h28min
O catarinense Neco Padaratz é uma das atrações para o público da Bahia na segunda etapa do SuperSurf 2009, que começa nesta quinta e vai até domingo, dia 7, na capital Salvador. Ele participará das triagens na vaga de convidado, que realiza a Divisão Principal do Circuito Brasileiro desde a sua criação no ano 2000.
Neco vai disputar a primeira bateria a entrar no mar na praia de Stella Maris e mais sete surfistas também lutarão pelas duas vagas que completam os 48 participantes de cada etapa do SuperSurf.
Várias vezes apontado como candidato ao primeiro título do Brasil no WCT, até pelo campeão mundial Kelly Slater, Neco sofreu uma contusão em setembro e fez um longo tratamento para se recuperar nos Estados Unidos. Só voltou a competir em plenas condições em abril deste ano na etapa do WQS em Lower Trestles.
Neco só disputou duas etapas do SuperSurf, mas até hoje detém um recorde histórico na categoria masculina, o de maior índice de
vitórias em baterias. Ganhou seis das oito
que disputou, apresentando 75% de aproveitamento.
O catarinense foi escalado na primeira bateria da triagem do SuperSurf da Bahia, junto com o carioca Yuri Sodré, o paulista Ricardo Ferreira e o baiano Bruno Galini. Os dois primeiros colocados vão decidir as duas últimas vagas da chave principal com os dois que passarem na outra bateria, dos baianos Bernardo Lopes e Alandreson Martins com o carioca Leandro Bastos e o cearense Márcio Farney.
O vencedor da final da triagem segue para enfrentar na 15ª bateria da primeira fase o potiguar Danilo Costa, que em 2000 foi vice-campeão na única etapa do SuperSurf em Salvador, que foi vencida pelo paranaense Peterson Rosa.