| 30/05/2009 19h35min
Os nordestinos aproveitaram o conhecimento das ondas de sua região e são maioria no domingo decisivo da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino em Pernambuco. Entre os oito classificados para as quartas-de-final que abrem o último dia, metade é do Ceará, um é da Paraíba e Alan Donato é o pernambucano na disputa do título na sua casa, a Baía de Maracaípe, em Ipojuca. Um paulista e um paranaense foram os únicos do Sul do país que passaram pelas três fases do sábado.
No domingo, Alan Donato vai disputar a primeira bateria do dia contra o paranaense Jeferson da Veiga. A segunda quarta-de-final ficou formada por dois cearenses, Thiago de Sousa e Betinho Rosa. Na terceira, outro cearense, Messias Félix, pega o experiente paraibano Saulo Carvalho. E a última vaga nas semifinais da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino será disputada pelo paulista Hizunomê Bettero e Michel Roque, do Ceará.
Alan Donato festejou a classificação:
— Consegui passar
mais essa e agora é surfar, surfar e
surfar para chegar a essa final. Essa última bateria foi muito difícil contra o Odirlei e o Thiago. Eles surfam muito, mas consegui pegar duas ondas boas e fazer o resultado para avançar — falou Alan.
Com os resultados do sábado atualizados no ranking, Alan Donato já subiu do 22º para o sétimo lugar e pode alcançar a vice-liderança da Divisão de Acesso se vencer a Seletiva Petrobras em casa. Os baianos Franklin Serpa e Alandreson Martins também entraram no G-15, mas ainda têm suas posições ameaçadas pelos cinco finalistas que estão fora, mas já bem próximos da zona de classificação: Hizunomê Bettero, Thiago de Sousa, Jeferson Veiga, Saulo Carvalho e Betinho Rosa.