| 20/05/2009 18h29min
A Praia do Atalaia virou o palco principal do brasileiro sub-20 de surfe, em Itajaí. Nesta quarta, com ondas de 3 a 4 pés de altura, a nova geração do surfe brasileiro estreou na fase classificatória do formato antigo do ASP World Tour. Os vencedores avançam direto para a terceira rodada e os perdedores têm uma nova chance na repescagem. O paulista Miguel Pupo aumentou para 8,83 o recorde de nota do campeonato e o potiguar Jadson André atingiu o maior placar com os 15,17 pontos que somou, superando todas as marcas da terça no Atalaia.
— O mar melhorou, tem altas ondas hoje e estou amarradão por passar minha primeira bateria — disse Jadson André, que somou notas 7,50 e 7,67.
Além de decidir o título de campeão brasileiro Sub-20 da temporada 2009, o campeonato leva os dois finalistas para participarem de uma competição especial em outubro em Bali, na Indonésia.
Além do Brasil, serão realizadas seletivas em outros seis países,
Austrália, Estados Unidos, França, Japão, África
do Sul e Indonésia. Os catorze classificados juntam-se a seis convidados para disputar o evento que no ano passado foi vencido pelo havaiano Dusty Payne.
Dos dezesseis cabeças-de-chave que enfrentaram os classificados das triagens, nove caíram para a repescagem. Entre eles, alguns favoritos ao título como os irmãos catarinenses Alejo e Santiago Muniz, o atual campeão sul-americano Sub-20, Alex Ribeiro, os também paulistas Wiggolly Dantas e Matheus Toledo e o carioca Jerônimo Vargas.