| 19/05/2009 21h38min
O Flamengo é o primeiro time classificado às semifinais do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta quarta, a equipe derrotou o Pinheiros por 87 a 84 e fechou a série em melhor de cinco por 3 a 0. Na próxima fase, o Rubro-Negro enfrentará o vencedor do confronto entre Joinville e Limeira.
Diferentemente das outras partidas, o time carioca só garantiu a vitória nos últimos segundos, com muito sofrimento. Como já virou costume neste NBB, o cestinha da partida foi o ala do Flamengo, Marcelinho Machado, com 32 pontos.
O triunfo Rubro-Negro começou a ser construído com uma boa atuação no primeiro quarto e a abertura de seis pontos de vantagem no marcador. A difererença foi mantida no segundo quarto, mesmo com a melhora do Pinheiros e o empate em 20 a 20 na parcial.
O fato que mais prejudicou a equipe paulista foi a marcação de duas faltas técnicas nos últimos segundos e a perda de controle do técnico Cláudio Mortari, que reclamou muito com a arbitragem.
Na volta do intervalo, o treinador do Pinheiros foi expulso e sua equipe melhorou, chegando a abrir um ponto de vantagem.
O Flamengo, entretanto, recuperou-se e abriu cinco pontos de vantagem, administrando o marcador até o fim do terceiro quarto.
No último período, o Pinheiros teve uma grande atuação e contou com o crescimento do ala Marquinhos para se manter colado no placar e até passar à frente. Porém, prevaleceu a maior experiência do Rubro-Negro e a frieza nos lances livres para chegar ao terceiro triunfo.
LANCEPRESS