| 18/05/2009 22h04min
A vitória da Ciser/Araldite/Univille sobre Limeira na noite desta segunda-feira, dia 18, no Ginásio Ivan Rodrigues, em Joinville, por 85 a 75, deixou empatada a série melhor de cinco partidas das quartas-de-final do Novo Basquete Brasil (NBB). Foi a primeira vez no ano que o time catarinense venceu os paulistas.
O primeiro quarto foi tenso, com as equipes errando muito no ataque. Mas, aos poucos, o time de Joinville foi calibrando a pontaria. Com uma boa atuação do americano Antwine Williams, a Ciser/Araldite fechou com sete pontos de vantagem, 22 a 15.
No segundo quarto, o time do técnico Alberto Bial forçou a marcação. A tática deu certo e o Joinville fechou em 49 a 40.
Com o terceiro quarto veio o susto. Quatro minutos de desatenção em quadra fizeram a diferença cair para só dois pontos (51 a 49). Mas a Ciser/Araldite se equilibrou e fechou o quarto com oito pontos à frente.
Com um jogo de bastante contato e com as defesas
marcando bem, o time de Joinville levou vantagem
quando faltavam cinco minutos para o fim da partida e a diferença era de seis pontos. O pivô Luis Fernando, de 2,13m, foi excluído após cometer a quinta falta. Aí o jogo ficou mais tranquilo até o final.
— Vai ser assim. O Limeria é um time qualificado — disse o pivô Shilton.
— É uma série que está resgatando o basquete do Brasil — comentou o técnico do time catarinense, Alberto Bial.