| 17/05/2009 23h03min
Sem sede definida após o México não arcar com compromissos financeiros, a Copa América Masculina, de 26 de agosto a 6 de setembro, pode vir para o Brasil. Esse é o desejo do presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Carlos Nunes. O mandatário afirmou que tentará viabilizar recursos financeiros – US$ 1,3 milhão (R$ 2,69 milhões) até sexta-feira, data máxima dada pela Fiba Américas para que os países apresentem proposta oficial. O torneio é classificatório para o Mundial-2010.
– Nossa assessoria de marketing vai cuidar disso. São valores altos e sem um parceiro não temos condições, mas vamos tentar. O tempo também joga contra – afirmou.
O presidente já está com o caderno de encargos do campeonato e afirma que caso o Brasil seja sede, os jogos devem ser em São Paulo.
– Não tenho nada contra outros estados, mas atualmente São Paulo é o que apresenta as melhores condições – disse Nunes.
A CBB possui ótima relação com a Fiba Américas, tanto que a Copa América Feminina será realizada em Cuiabá-MT, em setembro. Além disso, o fato de o Brasil ter recebido o Campeonato Mundial Feminino em 2006 pode ser um trunfo a mais nesta tentativa.
– A concentração de torneios aqui não influi negativamente. Para a Fiba, o importante é que se cubra os valores – afirmou Nunes.
Até agora, a Fiba Américas informou que Canadá, Porto Rico, Uruguai e Argentina já apresentaram propostas. A definição deve acontecer até o fim deste mês para que haja tempo hábil para a viabilização da logística das seleções.
Convocação
O anúncio dos jogadores que disputarão a Copa América será feito na próxima quinta-feira, no Rio. Até lá, o técnico Moncho Monsalve já terá visto os oito times que disputam os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta terça-feira, ele estará em Belo Horizonte para assistir ao jogo entre Minas e Bauru.
LANCEPRESS