| 16/05/2009 15h52min
O primeiro caso de nova gripe em Bogotá foi confirmado hoje pelas autoridades de saúde em uma mulher que está bem de saúde e que se soma aos outros dez infectados com o vírus A (H1N1) registrados na Colômbia. O Ministério de Proteção Social colombiano indicou, em comunicado, que o novo caso de infecção pela gripe foi confirmado pelo Instituto Nacional de Saúde.
"Corresponde a uma pessoa de Bogotá, que tinha sido notificada como 'caso provável'. Com este, já são 11 os casos confirmados no país, sete deles relacionados a viagens ao exterior", segundo a nota. A paciente infectada evolui satisfatoriamente e recebeu os cuidados correspondentes em casa, com recomendações de isolamento voluntário e medidas de biossegurança individuais e familiares.
Oito dos casos confirmados no país foram registrados na cidade de Yopal, um em Cali, em um homem que tinha visitado México, e outro em Zipaquirá, 40 quilômetros ao norte de Bogotá, o primeiro conhecido no país. Durante as últimas
três semanas foram
recebidos 635 alertas, dos quais 164 são casos suspeitos, um provável e 459 foram descartados. Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.
Saiba mais sobre a gripe:
EFE