| 15/05/2009 15h16min
O Ministério da Saúde informou em nota divulgada esta tarde que acompanha 35 casos suspeitos de Influenza A (H1N1) no país. Até ontem, eram 38 suspeitas. No Rio Grande do Sul, agora são dois casos suspeitos, segundo o ministério. No último boletim, era apenas um paciente com suspeita de gripe. O número de casos confirmados da doença segue em oito, nos estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
As amostras com secreções respiratórias dos pacientes considerados como casos suspeitos estão em análise laboratorial. Os outros casos suspeitos estão nos estados de Minas Gerais (8), Rio de Janeiro (6), São Paulo (5), Pernambuco (4), Distrito Federal (2), Goiás (2), Alagoas (1), Ceará (1), Pará (1), Paraná (1), Piauí (1) e Rondônia (1).
Além disso, 25 casos estão em monitoramento, em sete estados. Foram descartados 232 casos. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de
Saúde até as 9h30min desta
sexta-feira.
Na quinta-feira, segundo o ministério, foram descartados mais 33 casos que tiveram exames laboratoriais com resultado negativo. Até o momento, foram processadas 324 amostras, com 316 resultados negativos (97,5%). Os testes foram realizados nos três laboratórios de referência do Ministério da Saúde: Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro; do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo; e do Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).