| 15/05/2009 21h06min
Um morador de Novo Hamburgo que esteve recentemente nos Estados Unidos está em isolamento domiciliar com suspeita de ter contraído a nova gripe. O homem de 45 anos está em casa desde o último final de semana e passa bem.
Dias depois de chegar a Novo Hamburgo, ele apresentou sintomas de gripe, como febre, tosse, coriza nasal e dores musculares. Na última quarta-feira, ele teve secreção nasal coletada e encaminhada ao Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, para análise. A coordenadora da Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo, Solange Shama, espera ter o resultado do exame em mãos até a próxima terça-feira.
Segundo balanço da Secretaria Estadual da Saúde, dois casos suspeitos estão sendo acompanhados no RS. Cinco outros casos já foram descartados e cinco estão em observação. Quarenta contatos do caso confirmado de gripe A (H1N1) no Estado também estão em acompanhamento.
A outra paciente que permanece sob suspeita de ter contraído a doença é uma
mulher de 44 anos, moradora de Porto
Alegre, que retornou há quatro dias dos Estados Unidos. Ela apresentou os sintomas característicos da gripe logo que chegou na Capital. A Secretaria aguarda os resultados dos exames que podem confirmar se a paciente está de fato com o vírus.