| 15/05/2009 02h23min
As autoridades de saúde do Estado do Arizona confirmaram nesta quinta-feira a morte de uma mulher em decorrência da nova gripe, aumentando para quatro o número de falecimentos por complicações dessa doença nos Estados Unidos.
O Departamento de Saúde Pública do condado de Maricopa disse que a mulher, de aproximadamente 40 anos, morreu na semana passada por complicações da gripe suína, embora a paciente também sofresse de uma doença pulmonar.
Trata-se da primeira morte no Arizona causada pelo vírus, indicou o Departamento de Saúde, que não forneceu mais detalhes.
Em comunicado, o porta-voz do Departamento de Saúde Pública de Maricopa, Bob England, disse que a morte da mulher, que não foi identificada, não vai influenciar nos planos em andamento da agência estatal para combater a epidemia da gripe.
England disse que os casos do vírus foram em sua maioria moderados, e reiterou que a população deve, de qualquer maneira, adotar as
devidas precauções higiênicas para combater a
propagação da doença.
Jeanene Fowler, outra porta-voz da entidade, disse ao diário local "The Arizona Republic" que as autoridades esperam mais contágios da doença, mas indicou que, atualmente, os casos detectados no estado são similares a uma gripe comum.
Segundo o jornal, foram detectados 240 casos no Arizona até o momento, 151 deles no condado de Maricopa.
Nos Estados Unidos, os casos chegam a 4.298, distribuídos em 47 Estados.
Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.