| 04/05/2009 15h29min
O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira que subiu para 25 os casos suspeitos de gripe suína (H1N1), notificados no Brasil. Pelo levantamento anterior, as ocorrências somavam 18.
Ao todo, 36 casos vêm sendo monitorados em 19 Estados e 60 foram descartados. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30min desta segunda-feira.
Os registros de casos suspeitos são: dez em São Paulo, quatro em Minas Gerais, três no Rio de Janeiro, dois no Distrito Federal e dois em Tocantins. Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná e Santa Catarina têm um caso em análise.
Até domingo eram apenas 15 suspeitos no Brasil, mas até o momento, nenhum caso da gripe suína foi confirmada no país.
Os casos monitorados são no Amazonas (2), Bahia (1), Ceará (1), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1), Mato Grosso do Sul (2), Minas Gerais (3), Pará (2), Paraíba (2),Paraná (1),
Pernambuco (1), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte
(4), Rio Grande do Sul (1), São Paulo (7) e Sergipe (4).
No Rio Grande do Sul, o homem que apresentava sintomas semelhantes aos da gripe suína recebeu alta na tarde de domingo. Ele estava sendo monitorado no Hospital Moinhos de Vento. O gaúcho, que não teve a idade revelada, passou a semana passada em Nova York e desembarcou na sexta-feira no aeroporto Salgado Filho, na Capital.Nos próximos sete dias, ele receberá telefonemas diários da Secretaria Municipal de Saúde da Capital para saber como evolui.
De acordo com as novas regras do Ministério da Saúde, passaram a ser consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos E que apresentem os sintomas do vírus A (H1N1) ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Em monitoramento são pessoas que tiverem os sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença, mesmo que não sejam provenientes de países não afetados.
O Gabinete
Executivo Interministerial (GEI) —
formado por membros da presidência da República, Casa Civil e de nove ministérios —está reunido nesta tarde para trocar informações sobre o vírus A (H1N1). O encontro, coordenado pelo secretário de Vigilância à Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna, não conta com a presença de nenhum ministro. O grupo é responsável pelas decisões relativas à preparação do Brasil para lidar com uma possível pandemia da nova gripe.
Além disso, às 16h será realizada uma teleconferência com a participação de ministros da Saúde de 35 países das Américas, convocada pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O ministro José Gomes Temporão participará da reunião que terá como tema a atualização da situação dos países em relação à gripe suína. Participarão três representantes da América do Norte, 12 da América do Sul e 20 da América Central.
Com informações do site do Ministério da Saúde e site G1.
Saiba mais no gráfico animado:
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
China - Estudantes de uma escola de ensino fundamental de Hong Kong usam máscaras nesta segunda-feira. As autoridades sanitárias da cidade anunciaram no domingo (03) que investigam dez possíveis casos de gripe
Foto:
Agência Brasil