| 02/05/2009 16h20min
Um gaúcho com sintomas semelhantes aos da gripe suína (AH1N1) está internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, para monitoramento. O paciente, que seria do interior do Estado, teria vindo dos Estados Unidos apresentando um quadro que sugeria um resfriado, com dores no corpo e coriza, mas sem febre, confirma o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.
O secretário foi notificado na noite de sexta-feira do caso, que ainda não é uma suspeita, alerta. Mesmo sem apresentar febre — um dos sintomas da gripe suína —, o paciente teria procurado atendimento, de forma espontânea, ao desembarcar em Porto Alegre, antes de seguir para a cidade onde mora a família. O médico tomou a iniciativa de interná-lo para monitoramento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o homem teria ido aos Estados Unidos a trabalho e esteve em Nova York, além de outras cidades. Ele desembarcou em Porto Alegre no início da tarde de sexta-feira e procurou o hospital no final da
tarde.
A
assessoria de imprensa da SMS informa que o quadro do paciente é considerado bom e, por zelo médico, ainda não teve alta. O Hospital Moinhos de Vento não se pronuncia sobre o assunto. Terra afirma que não muda a política da Secretaria da Saúde em relação à doença.
Segundo o Ministério da Saúde, 37 casos estão sendo monitorados, em 14 estados. Já o número de quadros suspeitos de gripe suína dobrou de ontem para hoje, passando de sete para 14, segundo balanço divulgado neste sábado pelo Ministério da Saúde.
Os sintomas que podem indicar casos suspeitos da doença são febre alta de maneira repentina e tosse, podendo estar acompanhadas de dores de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória.
Além disso, os sintomas devem ter aparecido até 10 dias depois de o paciente ter estado em países que reportam casos da doença ou em contato com pessoas classificadas como casos suspeitos.
Saiba
mais no gráfico animado:
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína