| 28/04/2009 14h07min
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que todos os aviões chegados do México, Estados Unidos e Canadá, áreas que tem o maior registro de casos da gripe suína em humanos, estão sendo desinfetados ao pousarem nos aeroportos brasileiros. Os passageiros destes voos serão inspecionados, segundo a Anvisa. O governo brasileiro prometeu intensificar a fiscalização nos aeroportos. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) afirma que implantou planos de contingência em 10 aeroportos do Brasil.
O assessor da Gerência de Portos e Aeroportos da Anvisa, Cristiano Gregis, diz que uma equipe se dirige a aeronaves que chegam de áreas afetadas e questiona os comissários de bordo sobre o trajeto e se alguém apresentou sintomas durante a viagem.
Confira gráfico com as regiões
atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
Para também para tratar de medidas que evitem a gripe suína no Estado, o governo do Rio anunciou que vai criar nesta terça-feira um gabinete de emergência. Quatro casos da doença estariam sendo investigados no Estado, segundo informações do RJ TV. Três passageiros vindos de um voo do Panamá, com escala no México, e de um voo oriundo dos Estados Unidos estão sendo monitorados no Hospital da Fiocruz, em Manguinhos, no subúrbio do Rio. A Anvisa, entretanto, não confirmou a informação. Os passageiros teriam reclamado de dores no corpo, náuseas, vômito e diarreia.
Uma outra mulher, de 44 anos, que chegou dos Estados Unidos no sábado está internada em uma área isolada do Hospital Copa d'Or, na Zona Sul, também com suspeita de gripe suína.
A
Anvisa afirmou ainda que está distribuindo panfletos e
alertando os passageiros através do aviso sonoro sobre os sintomas da doença. As informações são do site G1.
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença