| 28/04/2009 12h49min
Uruguai e Argentina anunciaram nesta terça-feira que investigam casos suspeitos de gripe suína.
Na Argentina, 10 estão em estudo diferentes pontos do país. Na província de Mendoza, fronteiriça com o Chile, permanece "isolado e com sintomas típicos da gripe" um casal argentino que recentemente chegou do México. Em Río Negro (sul), um médico recebeu assistência sanitária, apesar de a ministra da Saúde do distrito, Cristina Uría, ter dito que "ele fez uma consulta, mas a gripe foi descartada".
Confira gráfico com as regiões atingidas
Você ainda tem dúvidas sobre a doença? Mande sua questão.
Tire suas dúvidas sobre a gripe suína
As autoridades de Córdoba (centro) informaram que há três pessoas
recém-chegadas do México "com recomendação de isolamento absoluto", porque apresentam sintomas similares
aos da gripe suína. Um homem cuja nacionalidade não foi precisada que chegou à Argentina em um voo do Panamá e que aparentemente esteve antes no México permanecia hoje em observação em um hospital próximo à capital do país. O turista chegou ao aeroporto de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires, e teria tido contato com três funcionários do terminal aéreo que também foram hospitalizados para exames.
No Uruguai, um homem que visitou o México recentemente é o primeiro caso suspeito de gripe suína no país. A identidade da pessoa é mantida em sigilo, mas foi informado que ela chegou no domingo passado a Montevidéu e, após apresentar alguns dos sintomas da doença, foi isolada em casa.
O Uruguai poderá contar a partir de hoje com reativos enviados pela OPS que permitirão um diagnóstico mais rápido e preciso sobre os casos suspeitos. Os funcionários que trabalham no aeroporto internacional de Carrasco serão vacinados contra a gripe, medida aconselhada anualmente pelo
Ministério da Saúde Pública
antes do inverno para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Por causa à gripe suína, o ministério aconselhou que o pessoal do aeroporto se imunize, mas destacou que não há vacinas contra este tipo específico da doença. O Uruguai não tem voos diretos com o México, mas vários com escalas prévias em cidades da América do Sul.
Na segunda-feira, o Ministério da Saúde Pública ativou um plano de contingência sanitária no aeroporto e no porto de Montevidéu, com reforço dos controles.
Direto do México, o repórter Marcelo Gonzatto relata como o país está lidando com o surto de gripe suína e as atitudes das autoridade para combater a doença