| 18/03/2009 16h01min
A Seletiva Petrobras de surfe masculino inaugurou o Circuito Brasileiro Profissional de 2009 na Praia do Rosa, que apresentou boas ondas para abrir a Divisão de Acesso em Imbituba. O limite de 144 competidores foi preenchido por surfistas de 14 estados, com alguns ex-tops do WCT e vários campeões brasileiros prestigiando a abertura da temporada nacional no litoral sul de Santa Catarina. Mas, o melhor no domingo decisivo do último final de semana do Verão foi Odirlei Coutinho, 29 anos, campeão na final paulista com Emerson Piai, 21, representando a nova geração no pódio junto com o cearense Messias Félix, 23, e o baiano Rudá Carvalho, 21, semifinalistas que dividiram o terceiro lugar em Imbituba. Odirlei lidera o ranking com 2 mil pontos.
A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino abriu a disputa pelas 15 vagas na Divisão Principal do Circuito Brasileiro na Praia do Rosa e Odirlei Coutinho lidera o primeiro ranking do ano. Isto já somando dois melhores resultados em etapas regionais, que formam uma pontuação extra como se fosse uma etapa do Brasil Tour, a Divisão de Acesso da ABRASP. Foram quatro etapas até o momento, sendo duas do Oakley Planeta Surf Pro Tour válidas pelo Circuito Gaúcho em Imbé e Torres, o Cyclone Pro do Circuito Nordestino em Ipojuca (PE) e o Free Surf Rio Pro pelo Estadual do Rio de Janeiro em Quissamã (RJ).
Até agora, o destaque das estreias é Odirlei Coutinho. O ubatubense ganhou 1 mil pontos na Seletiva Petrobras e tem mais 1 mil pontos regionais que lhe garantem a ponta no ranking brasileiro da Divisão de Acesso. Em janeiro, ele também venceu o primeiro campeonato do ano no Rio Grande do Sul, recebendo 750 pontos na vitória sobre o ídolo local Rodrigo Dornelles na final em Imbé. A Federação Gaúcha já realizou a segunda etapa do Oakley Planeta Surf Pro Tour e Dornelles venceu em Torres, levando 500 pontos porque a premiação foi menor, R$ 20 mil, com Odirlei marcando 250 pontos nessa.