| 15/03/2009 17h34min
Uma final paulista fechou a primeira Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na Praia do Rosa, com o último confronto de gerações em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina. O mais experiente, Odirlei Coutinho, 29 anos, de Ubatuba, comemorou sua segunda vitória no ano, derrotando Emerson Piai, 21 anos, do Guarujá, para faturar o prêmio de 10.000 Reais e largar na frente na Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro. A próxima é nos dias 28 a 31 de maio na Praia do Cupe, em Ipojuca (PE).
— Venho fazendo um trabalho muito forte esse ano, preparação física o verão inteiro, emagreci bastante e só quero agradecer a Deus, Glória ao Senhor — vibrou o atleta Odirlei Coutinho, que destacou as ótimas condições da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino.
— Deu altas ondas aqui e todos os surfistas saíram contentes, arrebentaram, foi show de surfe todo dia e a Petrobras está de parabéns. Com toda essa crise, continua apoiando nosso esporte e o surfe no Brasil só tem a crescer com isso — completou Odirlei Coutinho, que alcançou 12,53 pontos na final, 0,90 a mais que o adversário.
O vice-campeão Emerson Piai levou 6.000 Reais de prêmio pelo segundo lugar, mesma posição que ocupa no ranking que classifica 15 surfistas para a divisão de elite do Circuito Brasileiro. Ele perdeu o confronto de gerações na grande final, mas ganhou de vários favoritos, campeões brasileiros e ex-integrantes do WCT, durante sua excelente campanha na Praia do Rosa.
Para ele, a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino fica marcada por ter sido sua primeira final no Brasileiro Profissional. No domingo, derrotou duas vezes o defensor do título da etapa de Imbituba, Messias Félix, eliminando-o na semifinal e nas quartas despachou o campeão brasileiro da Divisão de Acesso, o carioca Pedro Henrique.
— O resultado para mim foi alucinante! Lógico que você quando entra na final quer ganhar, mas estou amarradão com o segundo lugar — disse Emerson Piai, 21 anos, guarujaense da Praia do Tombo.
— Meu foco esse ano é entrar no SuperSurf. Começar com um resultado assim já é um passo importante e agora é tentar manter este ritmo para conseguir um lugar na elite do ano que vem. Estou fazendo um trabalho muito bom com minha psicóloga Gabriela Carrero, minha cabeça está bem diferente, focada na competição, sabendo que posso também estar entre os melhores e o resultado já apareceu aqui.