| 09/02/2009 12h54min
Uma das questões coloradas após o Gre-Nal de domingo é a formação do time do meio para a frente. Tite apostou no sistema com o quarteto ofensivo — D'Alessandro, Taison, Alex e Nilmar — , mas a equipe só melhorou quando o técnico sacou Alex e colocou Andrezinho, no intervalo. Artilheiro do Inter na temporada passada, Alex não escondeu a insatisfação. Nesta segunda, o vice de futebol Fernando Carvalho elogiou o jogador, mas mandou um aviso para todos:
— Temos um grupo extraordinário, com 25 jogadores em condições de atuar, e agora chegarão mais quatro de grande nível (Sandro, Giuliano, Walter e Tales, campeões sul-americanos sub-20). Não é pelo passado, pelo nome, que os jogadores vão cavar lugar no time. O Alex sabe disso, D'Alessandro sabe disso, o Taison, que está conseguindo agora um grande destaque, o Nilmar... Todos os jogadores, mesmo com uma grande qualidade, têm que provar sua qualidade a todo momento. É claro que a gente não pode desprezar jogadores com esta experiência, com
esses títulos,
mas cabe ao treinador harmonizar esta questão.
Fernando Carvalho nega que Alex esteja desmotivado por não ter sido negociadona janela de janeiro.
— O Alex está plenamento integrado. É um grande jogador, em quem acreditamos e confiamos. Ele é titular e certamente vai nos dar muitas alegrias. Ontem, a saída do Alex acabou melhorando a equipe, mas isso não quer dizer que ele não seja um jogador precioso. Um jogador da categoria dele, quando é substituído num clássico ou numa decisão, é claro que não gosta. Mas ele sabe que o treinador sempre age buscando o melhor para a equipe. Na viagem já estava tudo normalizado — garante.
Depois do jogo contra o Sapucaiense, Carvalho causou polêmica ao criticar o sistema com o quarteto ofensivo, sem volante de ofício. Após o Gre-Nal, em que Tite começou a partida com o mesmo esquema, o dirigente comentou:
— O treinador encontra sempre as melhores alternativas. Ontem, pelos treinamentos,
encontrou a melhor e no intervalo, em função do jogo,
alterou. Naquele momento ele entendeu que o jogador que deveria sair para que o time se harmonizasse era o Alex, como poderia ser o D'Alessandro, o Taison, o Magrão, qualquer um deles. Temos grandes jogadores, que bom que o técnico tenha alternativas. O que eu gosto é de time competitivo, time compacto. No primeiro tempo isso aconteceu em alguns momentos, em outros, não. No segundo, o time foi mais compactado, por isso tivemos vantagem.
De acordo com Fernando Carvalho, os jogadores que retornam da seleção brasileira sub-20 devem ter uns dias de folga antes de serem integrados, pois não tiveram férias. Talvez o volante Sandro, cotado para assumir um lugar no time imediatamente, não seja liberado. A questão está sendo debatida em reunião no estádio Beira-Rio nesta segunda, assim como outras que surgem após o clássico.
— O Inter venceu o jogo, a atuação foi razoável, mas sabemos que temos que melhorar. Vencemos o Gre-Nal, mas não é por isso que vamos achar que está tudo
bem. Estamos reunidos
desde as 11h estabelecendo uma estratégia para esta sequência de campeonato, porque sabemos que temos que melhorar muito para conquistar os titulos que desejamos — disse Carvalho.
Assista aos gols do Gre-Nal: