| 08/02/2009 21h32min
O Inter venceu por 2 a 1 o clássico Gre-Nal deste domingo, disputado na cidade de Erechim, pelo Gauchão de 2009. D'Alessandro marcou o primeiro dos colorados no início do primeiro tempo e Jonas empatou, já depois do intervalo. No final da partida, Taison arrancou em velocidade e serviu Nilmar, que superou Victor e definiu a vitória.
A vitória elevou ainda mais a vantagem do Inter no Grupo 1 do Gauchão de 2009. Agora, o time de Tite tem seis pontos a mais que o vice-líder Novo Hamburgo. Já o Grêmio caiu para a sexta posição na chave 2, com sete pontos.
Inter sai na frente logo de cara
Celso Roth e Tite não surpreenderam nas escalações para o primeiro Gre-Nal de 2009. O Grêmio entrou em campo mais precavido, com Diogo fazendo a primeira função no meio-campo e tendo apenas Alex Mineiro como referência na frente. Já o Inter, com Taison, apostava na velocidade do ataque.
Ao longo da semana, os
gremistas destacaram a preocupação que tinham com as jogadas de bola
parada do adversário. Apesar da precaução, foi desta forma que a equipe colorada abriu o placar, logo aos três minutos de jogo. Em uma bola levantada da intermediária por D'Alessandro, Willian Magrão se antecipou a Victor, desviou levemente com a cabeça e tirou o goleiro do Grêmio da jogada: 1 a 0. No final da primeira etapa, o árbitro Carlos Simon confirmou o gol para o argentino.
Em desvantagem no marcador, o Grêmio procurou se assentar em campo. Souza foi um dos nomes do primeiro tempo, conseguindo bons lances que o ataque gremista não soube concluir. Outro destaque foi o ala-esquerdo Fábio Santos, que teve, pelo menos, duas chances claras para empatar a partida.
Mesmo terminando na frente, o Inter pareceu meio perdido em campo no primeiro tempo. Procurando reforçar a marcação no meio-campo, Tite sacou Alex e colocou Andrezinho em campo após o intervalo.
Tite saca Alex e coloca Andrezinho
Com a
mudança, o Inter ganhou consistência defensiva no segundo
tempo e só não ampliou o marcador aos três minutos graças a dois milagres de Victor, que defendeu as finalizações de Nilmar. Para manter o time no ataque, Celso Roth sacou o volante Diogo e colocou o atacante Jonas em campo. Aos 10 minutos, Fábio Santos perdeu mais uma chance, chutando no poste, após assistência de Alex Mineiro.
Índio falha e Grêmio empata
Assim como o Inter, o Grêmio só marcou graças a uma clamorosa falha individual de um adversário. Aos 17 minutos, Índio protegia uma jogada próxima a linha de fundo quando Ruy roubou-lhe a bola. O ala gremista viu Jonas dentro da área e fez o passe. Sozinho, o atacante não tem muito trabalho para igualar o clássico: 1 a 1.
A partir daí o clássico se tornou praticamente um jogo de xadrez. As equipes procuravam não arriscar muito, trocando muitos passes no meio-campo. Mas a velocidade e a qualidade do ataque colorado acabou resolvendo a parada. Willian Magrão e
D'Alessandro, os dois com cartões amarelos, saíram para
as entradas de Adílson e Kleber, na ordem.
Nilmar define o clássico
Aos 37 minutos, Taison arrancou com a bola dominada e lançou Nilmar. O atacante do Inter pegou de primeira, em velocidade, e não deu chances de defesa a Victor: 2 a 1. Depois do gol, Nilmar deixou o campo para a entrada do zagueiro Danny Morais. No mesmo instante, Celso Roth tirou Alex mineiro para colocar Reinaldo.
Mas já era tarde. Depois do apito final do árbitro Carlos Simon, a torcida colorada deixou o Colosso da Lagoa comemorando. A torcida gremista saiu chorando, mas, nem por isto, a paz entre as pessoas deixou de reinar em Erechim.
Infográfico mostra o Gre-Nal sem gaúchos:
Jogadores colorados comemoram o gol de D'Alessandro. Clique e veja mais fotos do Gre-Nal
Foto:
clicRBS