| 18/12/2008 22h41min
A cearense Silvana Lima encerrou o ano na segunda colocação do ranking do Circuito Mundial de Surfe. É o melhor resultado de uma brasileira desde 2002, quando a catarinense Jacqueline Silva, vice-campeã daquele ano, entrou para a história do surfe feminino nacional. Nesta quinta, a cearense foi às semifinais do WCT de Maui e, na pontuação geral, só ficou atrás da australiana Stephanie Gilmore, bicampeã por antecipação e vencedora da etapa. Steph também conquistou a Tríplice Coroa Havaiana.
O WCT de Maui voltou a ser disputado nesta quinta, penúltimo dia da janela de espera. Como Honolua Bay não tinha boas condições, as meninas foram para Ho'okipa. Na final, Stephanie derrotou a havaiana Melanie Bartels. A australiana tirou 9,57 e 8,03, contra 7,67 e 7,13 da rival. Melanie havia derrotado Silvana nas semis.
– Estou feliz porque tive um ótimo ano. Agora vou para casa descansar e passar as festas de fim de ano com a minha família – disse Silvana.
Na outra semifinal, Steph derrotou a compatriota Layne Beachley. Aos 36 anos e dona de sete títulos mundiais, a surfista se aposenta das competições.
– É difícil refletir sobre isso. Adoraria terminar no topo, mas eu sei que essa última temporada não é uma definição do que foi a minha carreira – disse Layne.
Tanto Silvana quanto Jacque estão confirmadas no WCT 2009. O Brasil terá a ainda a paranaense Bruna Schmitz. As informações são do site Globoesporte.com.