| 01/12/2008 22h12min
Aos 20 anos, a número 1 do mundo Stephanie Gilmore, fã do jogador de futebol Ronaldo, não se abalou com o peso que carregava e conquistou, por antecipação o bicampeonato do Circuito Mundial (WCT), nas ondas de Sunset, penúltima etapa da temporada e segunda jóia da Tríplice Coroa Havaiana. A vitória da australiana só veio nos últimos minutos da final, com uma virada sobre a brasileira Silvana Lima. As australianas Nicola Atherton e Jessi Miley-Dyer completaram o pódio.
— Defender o título mundial é definitivamente mais difícil do que conquistá-lo pela primeira vez — diz a surfista.
Em 2005, aos 17 anos, ela se tornou a mais jovem surfista a vencer uma etapa do WCT. Como convidada em Snapper Rocks, ela roubou a cena e ergueu a taça do evento de abertura do circuito. Dois anos depois, lá estava ela entre as melhores do surfe. E entrou para a história ao ser a primeira estreante a tornar-se campeã do mundo.
No ano passado, o título foi conquistado apenas na última etapa, na ilha de Maui. A peruana Sofia Mulanovich e a brasileira Silvana Lima estavam na cola. Desta vez, a mesma Sofia e a australiana Layne Beachley, heptacampeã mundial, tinham chance de pará-la.
Stephanie, no entanto, por pouco não deu adeus à competição nas semifinais. Ela ficou na lanterna a maior parte do tempo, mas conseguiu se recuperar nos minutos finais. Nessa bateria, o show foi de Silvana, com direito a uma nota 9,00.
O caminho para o título parecia mais tranqüilo quando Stephanie viu, do palanque, Layne perder nas semifinais. Agora só dependia dela mesma. E a australiana contou com um apoio de peso. Pouco antes de a decisão começar, o bicampeão mundial Tom Carroll passou, de paddle board, pela praia.
— A energia da galera foi incrível — diz Stephanie.
As surfistas da elite mundial seguem agora para a Ilha de Maui, onde disputarão a última etapa da temporada, a partir do dia 8.
As informações são do site
Globoesporte.com.