| 30/11/2008 22h14min
Dois brasileiros deram adeus ao sonho de disputar o Circuito Mundial (WCT) de 2009. Um deles é o carioca Raoni Monteiro, surfista que integrou a elite de 2005 a 2007. O outro é o potiguar Jadson André, campeão mundial júnior que tentava entrar no chamado “Circuito dos Sonhos”. Ambos foram eliminados na terceira fase do WQS seis estrelas prime de Sunset, última etapa da divisão de acesso e segunda jóia da Tríplice Coroa Havaiana. As informações são do site GloboEsporte.com.
Até o momento, apenas Adriano de Souza, o Mineirinho, e Jihad Kohdr têm lugares garantidos no WCT 2009. Mineirinho se classificou pela elite, e Jihad pelo ranking de acesso. Hizunomê Bettero, Simão Romão, Wiggolly Dantas, o Guigui, e Pedro Henrique ainda têm chances de garantir vaga em Sunset.
O cearense Heitor Alves também foi eliminado neste domingo em Sunset, mas pode se manter pelo próprio ranking WCT. Ele é o 24º da lista que garante os 27 primeiros. Rodrigo Dornelles, o Pedra, e Leonardo Neves, vice-campeão em Sunset, também tentarão permanência na etapa final, em Pipeline, campeonato que fecha a Tríplice Coroa e a temporada 2009 do surfe.
Neste domingo, Heitor passou por dificuldades nas ondas de 3m. A 12 minutos do fim, teve problemas com a prancha e pediu ajuda aos salva-vidas. Até aquele momento, tinha apenas 1,73. Quando finalmente conseguiu voltar ao outside, pegou uma nota 4,10 e foi para a segunda colocação. Mas durou pouco. O portorriquenho Brian Toth ganhou 3,67 a 2 minutos do fim e deixou o brasileiro precisando de 3,91. Restavam apenas 45 segundos.
Azar de Heitor, sorte de Yuri Sodré. Especialista na sondas de Sunset, o carioca pegou duas notas boas - 6,33 e 5,67 – e venceu sem grandes dificuldades e viu os adversários lutarem pela segunda vaga.