| 17/11/2008 08h35min
A cearense Silvana Lima e a paranaense Bruninha Schmitz estão entre as classificadas para as quartas-de-final do Reef Hawaiian Pro, última etapa do calendário da segunda divisão, que ocorre em Haleiwa, no Havaí. O resultado obtido logo na estréia confirma a vaga de Bruna entre as seis que sobem para o WCT de 2009, circuito que reúne a elite mundial do surfe. Para 2009, serão três brasileiras na elite mundial feminina que é composta por apenas 16 surfistas, com Bruna Schmitz sendo uma das novidades.
A catarinense Jacqueline Silva perdeu na estréia no Reef Hawaiian Pro, mas também não sai da elite, enquanto Silvana Lima já saltou da 10ª para a terceira posição no WQS. Mas agora ninguém tira mais o primeiro lugar da australiana Sally Fitzgibbons no circuito do WQS deste ano.
No sábado, Bruna eliminou outra estreante certa para o WCT 2009, a neozelandesa Paige Hareb, para passar atrás da campeã mundial, a australiana Stephanie Gilmore.
As duas agora vão disputar as primeiras vagas nas semifinais contra a australiana Claire Bevilacqua, que ainda está na luta pelas últimas vagas no G-6 do WQS feminino, além da havaiana Melanie Bartels, campeã do Billabong Girls Pro Rio nos tubos da Barra da Tijuca.
Já a cearense Silvana Lima, que vem de duas finais seguidas na divisão de elite, entrou na briga pelo vice-campeonato do WQS e nas quartas-de-final pega a sul-africana Rosanne Hodge e as havaianas Carissa Moore e Alana Blanchard.
Silvana fechou o sábado só surfando duas ondas na sua estréia em Haleiwa. A primeira foi boa e valeu nota 7,67, que somada ao 5,83 da segunda garantiu o segundo lugar na disputa vencida por Alana Blanchard.
Bruninha Schmitz avançou às quartas da última etapa do WQS, no Havaí, e garantiu a vaga no WCT
Foto:
Daniel Smorigo, Especial