| 19/10/2008 13h49min
O ala Falcão foi eleito o melhor jogador do Mundial deste ano, conquistado hoje pelo Brasil com uma vitória sobre a Espanha nos pênaltis no Maracanãzinho.
O jogador do Malwee recebeu a Chuteira de Ouro, no qual são considerados os votos dos jornalistas que trabalharam no torneio.
O veterano jogador, que deixará a seleção após esta conquista não ganhou sozinho: o fixo Schumacher foi eleito o segundo melhor, levando a Bola de Prata.
Tiago ficou com a Bola de Bronze e, de quebra, faturou a Luva de Ouro, como melhor goleiro do Mundial.
O ala brasileiro naturalizado russo Pula ficou com a Chuteira de Ouro, prêmio concedido ao artilheiro da competição. O camisa sete da Rússia marcou 16 gols.
Falcão, com 15, e Lenísio (11) ficaram com as chuteiras de prata e bronze, respectivamente.
Após iniciar uma briga com brasileiros depois da final, a Espanha recebeu o prêmio de fair play. O troféu foi
entregue ao capitão Javi Rodríguez sob muitas vaias da torcida brasileira.
Após um empate em 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação, a equipe brasileira recuperou a hegemonia em Mundiais com uma vitória de 4 a 3 nos pênaltis. O goleiro Franklin saiu como herói, defendendo duas cobranças.
Este foi o quarto título do Brasil em Mundiais da Fifa. Antes, os brasileiros faturaram as edições de 1989 (Holanda), 1992 (Hong Kong) e 1996 (Espanha).
Já a Espanha vinha como campeã nas edições de 2000 (Guatemala) e 2004 (Taiwan).
Falcão: Brasil fez por merecer
O veterano ala afirmou que a Seleção brasileira mereceu a conquista do Mundial.
– Foi uma partida brilhante, toda a equipe fez por merecer – comentou o jogador do Malwee/Jaraguá do Sul em entrevista logo após a partida.
O jogador sequer lamentou a lesão no joelho que o retirou de campo no meio da partida, preferindo ressaltar a força dos comandados do técnico PC de Oliveira:
– Nunca tive problema de joelho, mas foi coisa do destino. Tínhamos que passar por tudo isso, mas
agora é só comemorar – comentou o jogador, ovacionado pela torcida que lotou as arquibancadas do Maracanãzinho.
O ala, que deixará a seleção após o Mundial, acabou como vice-artilheiro do torneio, atrás apenas do brasileiro naturalizado russo Pula.
Falcão saiu machucado do jogo, mas ajudou o Brasil na conquista do Mundial
Foto:
Silvia Izquierdo, AP