| 19/10/2008 12h49min
O Brasil é campeão da Copa do Mundo de Futsal de 2008. Jogando no Rio de Janeiro, no Ginásio Maracanãzinho, a seleção brasileira venceu a Espanha nos pênaltis, em uma partida marcada pelo equilíbrio do início ao fim neste domingo. No tempo normal, os gols brasileiros foram marcados por Marquinho e Vinícius. Torras e Alvaro marcaram para os espanhóis. Na prorrogação, o empate persistiu. A decisão foi para os pênaltis, e o Brasil venceu com duas defesas do goleiro Franklin, que entrou somente para atuar nas penalidades. Placar final: 2 (4) a 2 (3) para o Brasil.
* Wallpaper: Brasil campeão (1024x768)
* Wallpaper: foto posada da Seleção do Brasil (1024x768)
O jogo foi tenso no Maracanãzinho lotado. Brasil e Espanha iniciaram a partida com muita marcação e faltas. Os espanhóis, aliás, estouraram as cinco faltas limites que podem ser cobradas com barreira na primeira etapa. Mesmo com o jogo truncado, as duas seleções achavam espaços e arriscavam chutes para o gol. Porém, nenhuma bola entrou. Os dois goleiros, Thiago, do Brasil, e Amado, da Espanha, fizeram defesas excelentes, impedindo que o placar saísse do 0 a 0.
Na segunda etapa, o jogo seguiu forte dentro de quadra e com muita marcação. Em uma cobrança de escanteio, o Brasil conseguiu abrir o placar com Marquinho, que fez gol olímpico, aos cinco minutos. A bola desviou no espanhol Borja, venceu o goleiro Amado e foi para as redes.
O ritmo forte do jogo acabou tirando Falcão e Gabriel da partida, que saíram machucados. O camisa 12 da seleção brasileira ainda voltou para o jogo minutos depois, mas as dores no joelho esquerdo não deixaram que ele continuasse. Gabriel se recuperou e voltou para a quadra.
A vantagem brasileira no marcador não durou muito tempo. Os espanhóis empataram com Torras faltando 13 minutos para o fim da partida. Os brasileiros, no entanto, seguiram na pressão. Faltando três minutos e meio para terminar, em um lance de sufoco, o Brasil conseguiu voltar à frente no placar, com Vinícius, capitão da equipe. Em um bate-rebate em frente ao gol espanhol, o jogador conseguiu marcar.
Quando a seleção brasileira parecia mais calma com a vitória parcial, os espanhóis acabaram empatando novamente, desta vez com Alvaro, faltando apenas um minuto e meio para o encerramento da partida. O placar ficou assim até se esgotar o tempo regulamentar, levando a partida para a prorrogação.
Prorrogação
Como no tempo normal, o primeiro tempo da prorrogação terminou sem gols. O empate em 2 a 2 persistiu. Os cinco minutos restantes reservariam ainda mais emoção. Em um chute forte de Schumacher, endereçado para o gol, o goleiro Amado conseguiu fazer mais uma excelente defesa aos dois minutos. Uma falta a favor da Espanha, após o árbitro marcar recuo para o goleiro brasileiro Thiago, não foi aproveitada pelos espanhóis. O cronômetro zerou e a partida teve de ser definida nas penalidades máximas.
Pênaltis
O técnico PC de Oliveira trocou o goleiro da seleção brasileira para a disputa das penalidades. Franklin, de 37 anos, reserva de Thiago, foi para a decisão por ser o que mais treina pênaltis. E deu certo. Ele defendeu duas cobranças dos espanhóis, batidas por Torras e Marcelo. O Brasil errou apenas um chute, com Ari, defendido pelo goleiro Amado. A seleção brasileira conquista, assim, o Mundial de Futsal de 2008.
CLICRBS
Falcão saiu machucado do jogo, mas ajudou o Brasil na conquista do Mundial
Foto:
Silvia Izquierdo, AP