| 15/08/2008 07h50min
Ao terminar a partida contra o São Caetano, no Anacleto Campanella, o Avaí chega à metade da Série B. E chega bem. Até uma derrota deixa o Leão no G-4. E até se não conquistar nenhum ponto, o time de Silas ficará com um aproveitamento de 59,64%, acima dos clubes que ascenderam à Série A em 2007 e 2006.
Mas é claro que a vitória é o objetivo do Avaí, nesta sexta-feira, às 20h30min. Ainda mais que a partida será realizada em um estádio onde o time tem história. Foi no Anacleto Campanella que, em 1998, o Leão conquistou a Série C do Brasileiro. Dez anos depois, o Avaí faz uma campanha que o colocaria na elite do futebol.
O clicRBS narra a partida São Caetano x Avaí pelo Minuto a Minuto.
O atual formato da competição, quando os quatro primeiros colocados em pontos corridos sobem para a Série A, começou em 2006. Naquele ano, o último a se classificar foi o América, com aproveitamento de 53,50%. Ano passado, o Vitória foi o quarto colocado, com 51,75%. Até com uma derrota o Avaí ficaria com uma campanha acima dessas agremiações.
Se vencer, o Avaí sobe para 64,91% de aproveitamento. Acima dos últimos dois campeões: Coritiba, em 2007, que chegou aos 60,52%, e o Atlético-MG, em 2006, com 62,28%.
Mas o Avaí ainda tem muito chão pela frente, que passa pelo confronto desta sexta, contra o São Caetano. Time que, apesar de ser o 10º colocado, vem de vitória sobre o Juventude, fora de casa. O Leão, que empatou com o Corinthians, terá uma estréia. O goleiro Paes vai substitui Eduardo Martini, suspenso pelo terceiro amarelo.
— Estava esperando a oportunidade e trabalhando para isso. Agora que ela chegou, tenho que agarrar — avaliou Paes.
Cássio deve continuar ao lado de Emerson na zaga, porque Ozéia não viajou com a delegação. Evando também pode entrar na vaga de Rafael Costa.
Ozéia fora
O Avaí não confirmou a saída de Ozéia para o futebol
Português, mas o coordenador de futebol, Moisés Cândido, considera o atleta fora do grupo. Na quarta-feira o jogador não treinou e, nesta quinta-feira, não viajou com a delegação.
— Ele mostrou interesse em sair e, inclusive, se ausentou por conta própria dos treinamentos. Os pensamentos dele estão distantes de Florianópolis — afirmou o dirigente.
Outro zagueiro
Moisés Cândido disse que vai depender do técnico Silas a contratação ou não de um outro zagueiro para o restante da competição. Isso porque, além de Cássio e Emerson, que figuram como os titulares, o Avaí conta ainda com Fabrício, Fábio Fidélis, Rafael, Paulão e Miguel Lavie.
Abuda está quase pronto
O Avaí continua negociando a contratação de um atacante. William, ex-Santos, parece estar mais próximo que Neto Baiano, ex-Ipatinga, e Clodoaldo, atualmente no Corinthians. Já Abuda deve voltar aos trabalhos com bola na próxima semana. Mas, de acordo com o médico do clube, Rodrigo Bolassel, ainda não há previsão de retorno.
Para ver o jogo
O Avaí promove um carreteiro no restaurante da Ressacada a partidas das 19h desta sexta. O objetivo é mobilizar a torcida e obter recursos que serão destinadas à equipe de futebol feminino, vice-campeã Estadual. Terá som e telão para assistir ao confronto com o São Caetano. O ingresso custa R$ 10.